Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Irmã de líder norte-coreano diz que nova cúpula é improvável, mas pode acontecer 'surpresa'

Placeholder - loading - Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, e a irmã, Kim Yo Jong 27/04/2018 Pool de Imprensa da Cúpula Coreana/Pool via Reuters
Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, e a irmã, Kim Yo Jong 27/04/2018 Pool de Imprensa da Cúpula Coreana/Pool via Reuters

Publicada em  

Por Sangmi Cha e Josh Smith

SEUL (Reuters) - Kim Yo Jong, a irmão do líder da Coreia do Norte, disse que uma nova cúpula com os Estados Unidos seria útil somente para Washington a esta altura, acrescentando que o país não tem intenção de 'ameaçar os EUA', de acordo com a mídia estatal.

Ela disse que, em sua opinião, é improvável haver outra cúpula entre o líder norte-coreano, Kim Jong Un, e o presidente norte-americano, Donald Trump, neste ano, mas que 'uma coisa surpreendente ainda pode acontecer', relatou a agência de notícias KCNA nesta sexta-feira.

Na quinta-feira, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse estar 'muito esperançoso' com a retomada das conversas de desnuclearização com a Coreia do Norte e pareceu deixar aberta a possibilidade de outra cúpula entre os líderes dos dois países.

Os comentários de Kim Yo Jong vieram um dia depois de Stephen Biegun, vice-secretário de Estado norte-americano a cargo da Coreia do Norte, finalizar três dias de reuniões em Seul, onde rejeitou as especulações segundo as quais estaria tentando se reunir com autoridades norte-coreanas durante sua visita, mas disse que sua nação está disposta a conversar.

Comunicados norte-coreanos recentes refutaram a ideia de novas conversas, e Kim reiterou as objeções de Pyongyan ao que vê como políticas hostis e oportunistas dos EUA.

'Gostaríamos de deixar claro que isso não significa necessariamente que a desnuclearização não é possível', disse Kim Yo Jong. 'Mas o que queremos dizer é que não é possível nesta altura'.

Seus comentários adotaram um tom algo mais suave do que declarações anteriores, e ela até observou que recebeu uma permissão especial para ver gravações das comemorações recentes do Dia da Independência de 4 de julho nos EUA.

'Não temos a menor intenção de representar uma ameaça aos EUA... tudo correrá tranquilamente se eles nos deixarem em paz e não nos provocarem', acrescentou.

Kim disse que não ficou claro se mensagens conflitantes de engajamento e pressão de Trump e seus assessores são 'um esquema intencional ou um resultado do controle frouxo do presidente sobre o poder'.

Ela disse que seu irmão a instruiu a transmitir cumprimentos a Trump e lhe desejar sucesso no trabalho.

Mas mesmo que o relacionamento entre os líderes seja bom, Washington voltará a ser hostil, e a Coreia do Norte precisa formular suas políticas se preparando para outros líderes que não Trump, disse Kim.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. irma de lider norte coreano …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.