Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    Irmãs lutam para salvar a Mata Atlântica

    Flávia e Ana Paula Balderi para protegerem a Mata Atlântica, resolveram fundar com amigos a ONG Copaíba

    Publicada em  

    Transcrito:

    Local: Socorro (SP), Brasil

    Ainda adolescentes, as irmãs Flávia e Ana Paula ficaram chocadas com o desmatamento ao redor de onde moravam. Elas cresceram em meio à Mata Atlântica, na serra da Mantiqueira. Aos 16 e 18 anos fundaram a ONG Copaíba, que cultiva muda de árvores para doar a fazendas locais. Elas ajudaram mais de 200 proprietários de terras a restaurarem a floresta. É difícil convencer fazendeiros a plantar árvores em pastagens, mas é gratificante.

    Ana Paula Balderi (Cofundadora da Copaíba): “É um trabalho bem de formiguinha, bem lento, que demora para trazer resultados, mas quando traz é sensacional”.

    Árvores nativas protegem o solo e reduzem a erosão. Assim, quando chove, grande parte da água é absorvida e filtrada para os lençóis freáticos. Muitas cidades brasileiras, como o Rio de Janeiro, dependem do abastecimento de água da Mantiqueira.

    Flávia Balderi (Cofundadora da Copaíba): “Ela é um dos biomas mais biodiversos do planeta. Ela tem uma riqueza muito grande de espécies e, ao mesmo tempo, também um dos biomas mais ameaçados. O trabalho de conversvação, de restauração, de plantio de mudas é voltado com esse propósito de conservar a mata da nossa região”.

    A ONG participa de um grande programa de reflorestamento que envolve centenas de municípios, empresas, universidades e organizações. A Copaíba já é responsável pelo plantio de mais de 700 mil árvores, um resultado muito além do que as irmãs sonharam quando começaram, ainda adolescentes.

    Veja também:

    A luta contra o alcoolismo na pandemia

    As crianças garimpeiras dos Camarões

    Escrito por DW

    1. Home
    2. noticias
    3. irmas lutam para salvar a …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.