Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Irmãs lutam para salvar a Mata Atlântica

Flávia e Ana Paula Balderi para protegerem a Mata Atlântica, resolveram fundar com amigos a ONG Copaíba

Publicada em  

Transcrito:

Local: Socorro (SP), Brasil

Ainda adolescentes, as irmãs Flávia e Ana Paula ficaram chocadas com o desmatamento ao redor de onde moravam. Elas cresceram em meio à Mata Atlântica, na serra da Mantiqueira. Aos 16 e 18 anos fundaram a ONG Copaíba, que cultiva muda de árvores para doar a fazendas locais. Elas ajudaram mais de 200 proprietários de terras a restaurarem a floresta. É difícil convencer fazendeiros a plantar árvores em pastagens, mas é gratificante.

Ana Paula Balderi (Cofundadora da Copaíba): “É um trabalho bem de formiguinha, bem lento, que demora para trazer resultados, mas quando traz é sensacional”.

Árvores nativas protegem o solo e reduzem a erosão. Assim, quando chove, grande parte da água é absorvida e filtrada para os lençóis freáticos. Muitas cidades brasileiras, como o Rio de Janeiro, dependem do abastecimento de água da Mantiqueira.

Flávia Balderi (Cofundadora da Copaíba): “Ela é um dos biomas mais biodiversos do planeta. Ela tem uma riqueza muito grande de espécies e, ao mesmo tempo, também um dos biomas mais ameaçados. O trabalho de conversvação, de restauração, de plantio de mudas é voltado com esse propósito de conservar a mata da nossa região”.

A ONG participa de um grande programa de reflorestamento que envolve centenas de municípios, empresas, universidades e organizações. A Copaíba já é responsável pelo plantio de mais de 700 mil árvores, um resultado muito além do que as irmãs sonharam quando começaram, ainda adolescentes.

Veja também:

A luta contra o alcoolismo na pandemia

As crianças garimpeiras dos Camarões

Escrito por DW

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. irmas lutam para salvar a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.