Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Israel abre embaixada no Barein, três anos após normalização das relações

Placeholder - loading - Ministros das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, e do Barein, Abdullatif Al Zayani, inauguram ofiialmente embaixada israelense em Manama 04/09/2023 REUTERS/Hamad I Mohammed
Ministros das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, e do Barein, Abdullatif Al Zayani, inauguram ofiialmente embaixada israelense em Manama 04/09/2023 REUTERS/Hamad I Mohammed

Publicada em  

Por Mohammed Hamad

MANAMA (Reuters) - Israel abriu oficialmente sua embaixada no Barein nesta segunda-feira, três anos depois que os dois lados normalizaram suas relações e conforme Washington pressiona a Arábia Saudita por um acordo semelhante que seria a maior vitória diplomática de Israel na região.

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, participou de uma cerimônia oficial para a abertura da missão diplomática durante uma visita ao Barein que incluiu uma delegação de empresários e funcionários do governo.

'O ministro das Relações Exteriores (do Barein) e eu concordamos que deveríamos trabalhar juntos para aumentar o número de voos diretos, o turismo, o volume de comércio e os investimentos', disse Cohen durante a cerimônia.

O ministro das Relações Exteriores do Barein, Abdullatif Al Zayani, disse que a inauguração da embaixada 'significa nosso compromisso compartilhado com a segurança e a prosperidade de todos os povos de nossa região'.

O acordo de normalização entre Barein e Israel foi parte de uma série de acordos, conhecidos como Acordos de Abraão, que também foram assinados com os Emirados Árabes Unidos, Marrocos e Sudão.

O Barein, que abriga a Quinta Frota da Marinha dos EUA, é uma pequena ilha no Golfo onde aliados sunitas dos sauditas, a família real Al Khalifa, governam uma maioria xiita.

Analistas disseram que a aproximação com Israel foi forjada, em parte, pelos temores compartilhados em relação ao Irã.

A abertura da embaixada israelense no Barein ocorre no momento em que os Estados Unidos pressionam o governo saudita, seu tradicional aliado, a assinar um acordo semelhante para a Arábia Saudita, uma potência muçulmana e lar dos santuários mais sagrados do Islã.

No entanto, Riad tem resistido até agora à pressão dos EUA e vinculou a mudança à criação de um Estado palestino como parte de uma solução de dois Estados para o conflito israelo-palestino, juntamente com outras exigências.

AC

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. israel abre embaixada no …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.