Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Israel envia milhares de trabalhadores palestinos de volta a Gaza

Placeholder - loading - Trabalhadores palestinos retornam a Gaza  3/11/2023   REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa
Trabalhadores palestinos retornam a Gaza 3/11/2023 REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa

Publicada em  

Por Nidal al-Mughrabi

GAZA (Reuters) - Israel enviou milhares de palestinos de volta à Faixa de Gaza sitiada nesta sexta-feira, dando continuidade à repressão contra trabalhadores do território que anteriormente haviam recebido permissão para trabalhar em Israel e na Cisjordânia ocupada.

Um grande número de trabalhadores retornou pela passagem de Kerem Shalom, a leste da passagem de Rafah, entre o Egito e a Faixa de Gaza, que vem sendo bombardeada por jatos e tanques israelenses há semanas, desde o ataque de 7 de outubro ao sul de Israel por homens armados do grupo Hamas.

'Costumávamos servi-los, trabalhar para eles, em casas, restaurantes e mercados, em troca dos menores salários e, apesar disso, agora fomos humilhados', disse Jamal Ismail, um trabalhador do campo de refugiados de Maghazi, na região central de Gaza.

Anteriormente, Israel emitiu mais de 18.000 permissões para que habitantes de Gaza entrassem em Israel e na Cisjordânia ocupada por Israel para aceitar empregos em setores como agricultura ou construção, que normalmente ofereciam salários até 10 vezes maiores do que um trabalhador poderia ganhar na Faixa de Gaza bloqueada.

No entanto, o sistema foi descartado, com Israel revertendo sua política anterior de oferecer incentivos econômicos e, em vez disso, montou uma ofensiva aérea e terrestre para erradicar o movimento militante do Hamas, que controla Gaza.

'Israel está cortando todo o contato com Gaza. Não haverá mais trabalhadores palestinos de Gaza', disse o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu em um comunicado. 'Os trabalhadores de Gaza que estavam em Israel no dia do início da guerra serão devolvidos a Gaza.'

Desde então, Israel bombardeou o enclave palestino costeiro sem parar e lançou uma ofensiva terrestre, matando mais de 9.200 palestinos, quase metade deles crianças, de acordo com as autoridades de saúde de Gaza. Autoridades da ONU afirmam que mais de 1,4 milhão da população de Gaza, de cerca de 2,3 milhões de pessoas, foram deslocadas.

Não se sabe ao certo quantos residentes de Gaza estavam em Israel no dia 7 de outubro, quando atiradores do Hamas romperam a fronteira cercada e invadiram as comunidades do sul, matando 1.400 pessoas e levando 240 para o cativeiro em Gaza.

No entanto, uma autoridade de alto escalão da Autoridade Palestina disse que 4.950 moradores de Gaza fugiram de Israel para a Cisjordânia e acredita-se que cerca de 5.000 tenham sido detidos por Israel.

'Ninguém sabe o que está acontecendo', disse Ghazal Ghazal, 50 anos, que trabalhava em uma fábrica de doces em Tel Aviv antes de fugir para a Cisjordânia no mês passado, depois de ouvir de colegas que as autoridades israelenses estavam realizando prisões.

Os palestinos têm autonomia limitada nas áreas em que vivem na Cisjordânia, que está sob ocupação militar de Israel.

Para aqueles que permanecem na Cisjordânia, as conexões telefônicas e de internet irregulares significam que as notícias de casa têm sido esporádicas, à medida que o bombardeio israelense continua.

Nidal Abu Jidian, pai de três filhos, que trabalhava como pavimentador de estradas em Israel antes de buscar refúgio em um centro comunitário na cidade de Ramallah, na Cisjordânia, disse que acompanha as notícias em seu telefone para tentar saber como está a situação de sua família.

'Eu estava ao telefone com meu tio. Ele foi bombardeado enquanto eu falava com ele. Eu estava verificando como ele e meus filhos estavam e ele foi morto. Eu ouvi o ataque. O telefone ficou sem sinal.'

(Reportagem adicional de Henriette Chacar em Ramallah)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. israel envia milhares de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.