Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Itália convoca embaixador israelense após disparos contra a ONU no Líbano

Itália convoca embaixador israelense após disparos contra a ONU no Líbano

Reuters

08/04/2026

Placeholder - loading - O ministro italiano das Relações Exteriores, Antonio Tajani 1º de setembro de 2025 REUTERS/Guglielmo Mangiapane
O ministro italiano das Relações Exteriores, Antonio Tajani 1º de setembro de 2025 REUTERS/Guglielmo Mangiapane

Por Angelo Amante

ROMA, 8 Abr (Reuters) - A ​Itália convocou nesta quarta-feira o embaixador de Israel para exigir uma explicação sobre os tiros disparados contra um comboio italiano em uma missão da ONU no Líbano, disse o ministro das Relações Exteriores italiano, alertando que as forças israelenses 'não têm autoridade para tocar' nas tropas de Roma.

A força de manutenção da paz da ONU, conhecida como Unifil, está estacionada no sul do Líbano para monitorar as hostilidades ao longo de uma linha de demarcação com Israel -- ⁠área ⁠onde têm ocorrido grandes confrontos entre ​as ‌tropas israelenses e os combatentes do Hezbollah apoiados pelo Irã.

'Os tiros de advertência israelenses danificaram um de nossos veículos; felizmente, ninguém ficou ferido', disse Antonio Tajani em uma sessão de perguntas no Parlamento. ⁠Mais tarde, ele escreveu no X que havia ordenado a convocação ​do embaixador israelense.

Uma declaração do Ministério da Defesa disse que o ​comboio logístico italiano viajava de Shama para ‌Beirute nesta quarta-feira ​quando, cerca ⁠de 2km após a partida, militares israelenses dispararam tiros de advertência. O comboio parou imediatamente e retornou à base, segundo o comunicado.

O incidente ocorre no momento ​em que Israel realiza seus ataques mais pesados contra o Líbano desde a eclosão do conflito com o grupo militante Hezbollah no início do mês passado, sob o argumento de que o cessar-fogo que suspendeu ​a guerra entre os EUA e Israel contra o Irã não se aplica ao Líbano.

'Colocar em risco comboios claramente identificados com a bandeira da ONU não pode ser tolerado. Esse é um comportamento sério que corre o risco de comprometer a segurança das forças de paz e a credibilidade da própria missão', disse o ministro da Defesa, Guido Crosetto.

Crosetto conclamou as Nações ​Unidas a se envolverem urgentemente com as autoridades israelenses para esclarecer o que ‌aconteceu e 'adotar todas as medidas ⁠necessárias para garantir a segurança do contingente italiano e de todo o pessoal da Unifil'.

A Unifil contava com cerca de 7.500 membros da ⁠força de paz em 30 de março, de ⁠acordo com o site da missão, ⁠e a Itália ⁠é ​um dos principais contribuintes, com mais de 750 soldados destacados.

(Reportagem de Angelo Amante)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.