Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Itaú Unibanco tem lucro recorrente de R$9 bi no 3° tri, alta de 12% na comparação anual

Placeholder - loading - Agência do Itaú no Rio de Janeiro 29/04/2019 REUTERS/Sergio Moraes
Agência do Itaú no Rio de Janeiro 29/04/2019 REUTERS/Sergio Moraes

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) - O Itaú Unibanco registrou lucro líquido recorrente de 9,04 bilhões de reais no terceiro trimestre deste ano, alta de 11,9% frente ao mesmo período de 2022, em meio a um avanço na carteira de crédito e a uma inadimplência quase estável, informou o banco nesta segunda-feira.

Analistas, em média, esperavam lucro recorrente de 8,95 bilhões de reais, conforme dados da LSEG.

O lucro líquido contábil do Itaú foi de 7,54 bilhões de reais no trimestre.

O banco registrou um retorno recorrente gerencial sobre o patrimônio líquido médio anualizado, um indicador de rentabilidade, de 21,1% no trimestre encerrado em setembro, alta marginal de 0,1 ponto percentual contra igual período do ano passado.

O Itaú Unibanco foi o segundo grande banco brasileiro a divulgar resultados do terceiro trimestre, após o Santander Brasil, no final de outubro, publicar lucro líquido recorrente de 2,7 bilhões de reais, abaixo dos 3,1 bilhões de reais divulgados no mesmo período de 2022. Bradesco e Banco do Brasil divulgam números também nesta semana.

A carteira de crédito do Itaú foi a 1,16 trilhão de reais, alta de 4,7% frente a mesma etapa do ano anterior.

No Brasil, o avanço da carteira foi de 2%. O banco afirmou, em relatório, que houve 'crescimento mais moderado em pessoas físicas e alta mais importante em grandes e em micro, pequenas e médias empresas', em movimento, segundo o Itaú, associado à sua gestão estratégica do portfólio de crédito.

A margem financeira gerencial do Itaú somou 26,3 bilhões de reais, um aumento de 9,9% na base de comparação ano a ano, com alta de 9,3% na margem com clientes.

Na inadimplência, o índice acima de 90 dias foi de 3% no trimestre, estável ante o segundo trimestre e 0,2 ponto percentual maior em relação a igual período de 2022.

'A estabilidade dos indicadores dos segmentos de pessoas físicas e de grandes empresas no Brasil reflete a gestão estratégica de riscos do banco', afirmou o Itaú, em referência à comparação trimestral.

As despesas com provisão para créditos de liquidação duvidosa totalizaram 9,2 bilhões de reais, queda de 4,1% na comparação trimestral e aumento de 11,3% ano a ano.

Nos outros negócios do banco, a receita de prestação de serviços somou 10,7 bilhões de reais no período, alta de 2,7% na base anual, enquanto a receita de operações de seguros subiu 13,9%, para 2,6 bilhões de reais.

As despesas não decorrentes de juros avançaram 3,3% na comparação trimestral, em função de efeito da negociação do acordo coletivo de trabalho, para 14,7 bilhões de reais, disse o banco. Na base anual, o crescimento foi de 5,8%.

O Itaú também fechou 39 agências físicas e postos de atendimentos bancários no país no trimestre, em medida atribuída pelo banco à otimização de rede de agências em razão do comportamento e da necessidade de clientes, com a disponibilização adequada de canais físicos e digitais.

Em fato relevante também divulgado nesta noite, o banco ainda ajustou suas projeções anuais à venda das operações do Banco Itaú Argentina. 'Excluindo-se das projeções os impactos da alienação das operações na Argentina, reafirmamos o guidance divulgado anteriormente', afirmou o Itaú.

Um acordo para venda de operações na Argentina foi assinado em agosto.

(Por André Romani)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. itau unibanco tem lucro …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.