Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Jacinda Ardern se despede do Parlamento da Nova Zelândia em discurso emocionado

Placeholder - loading - Jacinda Ardern discursa na Assembleia-Geral da ONU em Nova York 23/09/2022 REUTERS/Caitlin Ochs
Jacinda Ardern discursa na Assembleia-Geral da ONU em Nova York 23/09/2022 REUTERS/Caitlin Ochs

Publicada em  

Por Lewis Jackson

(Reuters) - Todos os neozelandeses devem sentir que a política pode ser um lar para eles, disse a ex-primeira-ministra Jacinda Ardern nesta quarta-feira, em um discurso final ao Parlamento depois de liderar o país durante a pandemia de Covid-19 e um ataque terrorista em Christchurch.

Ardern, que agradeceu sua família, partido político e apoiadores, deixou o cargo de primeira-ministra em janeiro dizendo que 'não tinha mais nada no tanque' para comandar o país.

Ela apareceu no cenário global em 2017, quando se tornou a chefe de governo mais jovem do mundo, aos 37 anos. Ela ganhou ainda mais atenção internacional quando levou seu bebê a uma reunião das Nações Unidas.

Popular no exterior, ela viu seu apoio cair dentro do país com preços mais altos, aumento da criminalidade e reformas controversas na água e na agricultura.

Como chefe do Partido Trabalhista de centro-esquerda por cinco anos, Ardern conduziu a Nova Zelândia durante uma erupção vulcânica, um ataque de 2019 por um atirador em Christchurch que matou 51 fiéis muçulmanos e a pandemia.

Ardern disse que se envolveu na vida das pessoas 'durante seus momentos mais dolorosos ou traumáticos' naquela série de eventos.

'Suas histórias e rostos permanecem gravados em minha mente e provavelmente ficarão para sempre', afirmou Ardern na quarta-feira no Parlamento.

Filha de um policial e de uma operadora de cantina escolar, e autodenominada 'abraçadora e chorona', Ardern disse que queria que sua carreira inspirasse outras pessoas a assumir o cargo.

O sucessor Chris Hipkins nomeou Ardern na terça-feira para um papel não remunerado no combate ao extremismo violento online em uma organização criada após o ataque de Christchurch. Ardern disse que estava ansiosa para trabalhar na desradicalização.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. jacinda ardern se despede do …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.