Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Jamie Cullum: Antena 1 assiste pré-estreia do primeiro álbum natalino do cantor

“The Pianoman at Christmas” será lançado no dia 20 de novembro; ouça o primeiro single do disco

Placeholder - loading - Photoshoot/Divulgação
Photoshoot/Divulgação

Publicada em  

Uma das principais referências do jazz-pop contemporâneo, Jamie Cullum não discorda que há beleza nos álbuns natalinos que recriam clássicos de artistas como Frank Sinatra e Bing Crosby. O próprio cantor e pianista inglês é famoso por suas releituras inovadoras de canções do Great American Songbook (lista que engloba as composições mais famosas da cultura popular dos EUA no século XX). Quando decidiu que lançaria um disco de Natal no ano marcado pela pandemia de Covid-19, no entanto, quis trilhar um caminho diferente.

A ideia era fazer um álbum inspirado nos clássicos, mas com músicas originais que refletissem o momento que estamos vivendo agora”, explicou o britânico em showcase virtual realizado nesta terça-feira (6).

Veja também: Dia do Jazz na Antena 1

carregando Tweet...

Acompanhado por um piano e à frente de uma árvore enfeitada, Cullum dá a jornalistas e alguns poucos fãs que o acompanham via Zoom uma prévia de como o disco pretende mesclar a tradição ao contemporâneo. Inspirada pelo clássico “Santa Claus Is Comin’ to Town” (1934), a faixa “Jolly The Fat Man Is Back”, por exemplo, apresentará os percalços de um papai noel que não lê jornais nem participa de debates, mas que, após um “ano longo e solitário”, chega com “um saco cheio de alegria” para distribuir ao mundo.

Apesar de a ideia de fazer um álbum natalino não ter surgido em meio à pandemia – na verdade, o músico já rascunhava algumas notas desde dezembro do ano passado –, foi a quarentena o que acelerou o processo de criação.

Confinado e de chinelos, nos intervalos de homeschooling ao lado de sua esposa (Sophie Dahl) e duas filhas (Margot Cullum, 7 anos; e Lyra Cullum, 9 anos), Collum escreveu as dez canções do álbum a partir de referências como “The Spirit of Christmas”, de Ray Charles – disco natalício favorito do cantor –, que inspirou a música “Hang Your Lights”; e “Have Yourself a Merry Little Christmas” (Nat King Cole), principal influência de “Beautiful Altogether”.

Na faixa “Turn on the Lights”, o disco também traz à memória os sons do trompete de “Penny Lane” e “Ob-La-Di, Ob-La-Da”, dos Beatles. Essas referências, revelou o britânico, foram além da lembrança: respeitando as orientações de distanciamento social, ele levou seu amigo e colaborador de longa data Tom Waits (responsável pelos arranjos da obra) e Greg Wells (mesmo produtor de “The Pursuit”, de 2009) para gravar o álbum nos estúdios londrinos de Abbey Road.

Foi incrível poder passar pelo lugar onde tocaram os maiores músicos e engenheiros de áudio do mundo, usar o microfone dos Beatles…”, comemorou Collum.

Um Natal diferente

Antes do britânico incluir a palavra ‘Christmas’ no título – sugestão de sua gravadora –, o álbum que será lançado no dia 20 de novembro seria chamado de “Hang Your Lights”. Tornou-se, depois, “The Pianoman at Christmas”, nome que também leva a faixa cinematográfica do disco, em que um pianista nômade busca o aconchego de um lar na noite de Natal.

À Antena 1, único veículo midiático brasileiro que acompanhou a transmissão ao vivo, ele compartilhou o que mais admira na festividade: “ver a alegria e mágica que rodeiam crianças e famílias quando todos se reúnem”.

O Natal será bem diferente esse ano, mas espero que possamos descobrir maneiras de encontrar a felicidade em meio a tudo que está acontecendo”, finalizou.

Ouça o primeiro single do álbum – "Turn On The Lights":

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. jamie cullum antena 1 assiste …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.