Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Japão enviará navio e aviões ao Oriente Médio para proteger embarcações

Placeholder - loading - Avião das forças de autodefesa do Japão sobrevoa navio petroleiro durante operação na costa da Somália 01/08/2015 Kyodo/via REUTERS
Avião das forças de autodefesa do Japão sobrevoa navio petroleiro durante operação na costa da Somália 01/08/2015 Kyodo/via REUTERS

Publicada em  

Por Kiyoshi Takenaka

TÓQUIO (Reuters) - O Japão enviará um navio de guerra e aviões de patrulha ao Oriente Médio para proteger suas embarcações, já que a situação na região, da qual o país recebe quase 90% de suas importações de petróleo, continua volátil, disse o porta-voz do governo japonês nesta sexta-feira.

Conforme o plano aprovado pelo gabinete do primeiro-ministro Shinzo Abe, um contratorpedeiro equipado com um helicóptero e dois aviões de patrulha P-3C serão despachados para coletar informações visando a passagem segura de embarcações japonesas pela região.

Se houver emergências, uma ordem especial será emitida pelo ministro da Defesa do Japão para permitir que as forças usem armas para proteger navios em perigo.

'Ter paz e estabilidade no Oriente Médio é extremamente importante para a paz e a prosperidade da comunidade internacional, incluindo o Japão', disse o secretário-chefe de gabinete, Yoshihide Suga, em uma coletiva de imprensa de rotina.

'Também é muito importante garantir que navios relacionados ao Japão possam navegar seguramente no Oriente Médio, a maior fonte de energia do mundo', acrescentou.

O atrito entre o Irã e os Estados Unidos aumentou desde o ano passado, quando o presidente Donald Trump retirou seu país de um acordo nuclear internacional firmado em 2015 com o regime e reativou suas sanções contra este, prejudicando sua economia.

Em maio e junho, houve vários ataques a navios mercantes internacionais na região, inclusive ao navio-tanque de propriedade japonesa Kokuka Courageous, que os EUA atribuíram ao Irã. Teerã nega as acusações.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. japao enviara navio e avioes …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.