Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

JBS melhora indicador de conformidade na compra de gado da Amazônia Legal

Placeholder - loading - Jundiai, Brasil 01/06/2017 REUTERS/Paulo Whitaker
Jundiai, Brasil 01/06/2017 REUTERS/Paulo Whitaker

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) -A JBS alcançou 94% de conformidade no índice de compra de gado dos chamados ciclos de auditorias da Amazônia Legal, organizados pelo Ministério Público Federal, disse a empresa nesta quinta-feira.

Segundo a JBS, o índice de conformidade foi o 'melhor resultado até o momento', enquanto a companhia busca alcançar 100%.

A realização das auditorias reflete compromissos assinados pela JBS e outras empresas referentes às condições socioambientais das propriedades das quais os seus animais são adquiridos.

'As empresas que não se adequam e não fazem auditorias estão prejudicando a Amazônia', afirmou o procurador Ricardo Negrini, em nota.

A produção de carne bovina está associada ao desmatamento no Brasil, já que há décadas os grileiros derrubam a floresta amazônica para implantar pastos.

A JBS comentou ainda que esta é a primeira vez que o processo consolida resultados de quatro Estados em que a companhia tem unidades: Pará, Mato Grosso, Rondônia e Acre, além do Amazonas, onde a empresa não tem fábricas.

No Pará, onde já ocorreram cinco ciclos de auditorias, a JBS indicou que melhorou seu índice de conformidade para 94%. No ciclo anterior, a JBS havia atingido 83,27% nesta unidade da federação.

'Estamos satisfeitos com a evolução. Mas nossa meta é atingir 100% de conformidade. O mais importante é que temos clareza sobre os caminhos que devemos tomar para chegar lá', disse a diretora de Sustentabilidade da JBS Brasil, Liège Correia.

A JBS diz utilizar há quase 15 anos um sistema de monitoramento geoespacial para garantir o cumprimento de seus compromissos socioambientais, avaliando diariamente mais de 70 mil potenciais fornecedores de bois no Brasil.

O sistema abrange 61 milhões de hectares, o equivalente a praticamente três vezes o território do Reino Unido, e busca evitar que os fornecedores da JBS atuem em áreas de desmatamento, terras indígenas, unidades de conservação ambiental ou territórios quilombolas. Também é vedada a compra de gado de fornecedores que usem mão de obra análoga à escravidão, ou possuam embargos ambientais.

As auditorias apresentadas hoje se deram sobre o período de 1º de julho de 2020 a 31 de dezembro de 2021 para o Pará, Acre e Rondônia, e para todo o ano de 2021 em Mato Grosso, disse a JBS.

(Por Roberto SamoraEdição Ana Mano)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. jbs alcanca 94 de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.