Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    John Lennon: conheça filme que inspirou música lançada pouco antes da morte do ex-beatle

    Especialista dos Beatles desvenda filme por trás dos versos de ‘Grow Old With Me’

    Placeholder - loading - Photoshoot/Divulgação
    Photoshoot/Divulgação

    Publicada em  

    Lançada um mês antes da morte de John Lennon, a música ‘Grow Old With Me’ foi inspirada pelo filme ‘A Love Affair: The Eleanor and Lou Gehrig Story’, de 1977. É o que revelou o estudo de um especialista da banda Beatles, divulgado neste domingo (4).

    Veja também: John Lennon: Mind Games ganha versão remasterizada; assista 

    A faixa, que já era conhecida por ter influências de um longa que falava sobre esporte, finalmente teve o nome de sua inspiração descoberto. Responsável pelo feito, Kenneth Womack disse em entrevista ao The Observer que assistiu a uma dezena de filmes para chegar à resposta.

    "Queria saber que filme o inspirou a compor uma canção tão bonita", explicou Womack, acrescentando que, para o ex-beatle, tais referências extraídas da vida e da arte desempenhavam um papel especialmente importante em suas práticas de composição. À época, ainda, “era um mundo muito menor, onde as pessoas desfrutavam de mais experiências compartilhadas por meio da televisão e da música”. 

    "Durante décadas, os cineastas americanos lançaram um filme de beisebol após o outro, e há centenas deles. Depois de assistir dezenas em busca do filme misterioso, comecei a estudar guias de TV da época. John era um assinante regular", acrescentou o também autor do novo livro sobre a vida de Lennon, ‘John Lennon 1980: The Last Days in the Life’.

    Foi quando constatou que ‘A Love Affair’ tinha sido exibido na época em que o ex-beatle fez uma visita para as Bermudas, arquipélago britânico, que o pesquisador concluiu o enigma que já perdurava por décadas: “O mistério, de repente, foi resolvido”.

    A Love Affair: The Eleanor and Lou Gehrig Story’ conta a história de Lou, um lendário jogador de beisebol (Edward Herrmann) que acaba falecendo após lutar contra um raro distúrbio do sistema nervoso (esclerose lateral amiotrófica), aos 37 anos.

    Segundo Womack, Lennon teria tirado inspiração para a letra de ‘Grow Old With Me’ da cena em que Eleanor – interpretada por Blythe Danner –, esposa de Lou, lê uma carta na qual o jogador de beisebol se referia aos primeiros versos de ‘Rabin Ben Ezra’ (1864), poema histórico de Robert Browning inspirado por um estudioso do século 12.     

    Muito obrigado por me enviar aquele livro de poemas. Gostei especialmente daquele de Robert Browning que dizia: ‘Envelheça junto comigo!/O melhor ainda está para ser '... ”, diz o trecho da carta, semelhante aos primeiros versos da canção de Lennon. 

    Em 2019, a faixa recebeu uma versão do ex-beatle Ringo Starr, com Paul McCartney nos vocais de apoio e baixo. Ouça abaixo:

    Últimas Notícias

    Placeholder - loading - Imagem da notícia 6 músicas internacionais que têm samples de outras canções

    6 músicas internacionais que têm samples de outras canções

    Sample é um termo bastante conhecido no mundo da música, especialmente por compositores, cantores e gravadoras. Mas a verdade é que isso talvez seja algo que esteja guardado apenas para os profissionais da área. Sendo assim, esta matéria foi preparada para informar o leitor, com uma linguagem fácil para todos tenham conhecimento.

    A criação de uma música é muito mais complicada e detalhada do que o ouvinte comum acha. O glamour para os cantores e bandas, como premiações, discos de ouro e platina são apenas o final de um trabalho longo e extenso. Como, sabemos que para uma produção de música, uma equipe com vários profissionais é acionada.

    Para entender o sample, devemos voltar lá na origem do artificio, que teve notoriedade na década de 80, justamente com o crescimento das músicas eletrônicas e os arranjos, em versões de remix.

    Por mais moderno que possa parecer, uma técnica de samplear as faixas musicais são muito mais antigas do que pensamos. As primeira tentativas e estudos originaram o termo, surgiram na década de 40.

    Os franceses teóricos da música Pierre Schaefer e Pierry Henry, foram os pioneiros na preparação da chamada Musique Concrèt, que em resumo é arte de modificar um som.

    Como o próprio diz, o significado de Sample, do inglês para o português é basicamente “amostra”, e essa amostra é uma forma utilizada pelos produtores, em uma criação musical. Diferente do remix, o sample é uma base de um faixa já existente. Para deixar mais fácil para o entendimento.

    Quando um musico pega um violão para compor as primeiras notas de uma obra, ele levará para uma gravadora e produtor musical, e incluir aquele curto trecho instrumental na canção. Essa gravação do violão é uma amostra fica gravada, para o inicio da criação.

    O Sample não está limitado apenas nas gravações instrumentais, mas as vozes são muito presentes também. Muitos produtores usam de uma musica já existente para a elaboração de uma nova.

    Por isso, em algumas situações, é notório quando o ouvinte aprecia uma canção, e assemelha a mesma com outra. Assim, ‘samplear’ pode ser considerado uma forma de homenagear o criador.

    Músicas que utilizam sample

    Madonna - 'Hung Up'

    Do ritmo conhecido e apreciado por muitos, o single ‘Gimme ,Gimme, Gimme’ da banda aclamada ABBA, a diva Madonna, não economizou na homenagem ao grupo sueco. ‘Hung Up’ virou de fato um sucesso em 2005, e talvez poucos sabiam dessa similaridade.



    Confira a versão do ABBA:



    Beyoncé - 'All Night'

    A base feita pela estrela Beyoncé em ‘All Night’ foi de fato uma bela combinação com ‘Spottieottiedopaliscious’. A canção original veio da dupla de rappers americanos, Outkast.



    Confira a versão da dupla Outkast:



    Jennifer Lopez - 'Jenny From The Block'

    O grupo americano de hip hop, The Beatnuts, emprestou um de seus exemplares, ‘Watch Out Now’, para a cantora, compositora e atriz Jennifer Lopez. A batida presente na canção da J.Lo é mais um exemplo da utilização do sample. E vale ressaltar que isso não falta de criatividade, e sim uma admiração e homenagem.



    Confira a versão do grupo The Beatnuts:



    Ariana Grande - '7 Rings'

    Ariana Grande voltou ao passado e utilizou 'My Favorite Things', do clássico 'A Noviça Rebelde' em sua música "7 Rings".    

    18 H
    1. Home
    2. noticias
    3. john lennon conheca filme que …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.