Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    John Lennon: conheça filme que inspirou música lançada pouco antes da morte do ex-beatle

    Especialista dos Beatles desvenda filme por trás dos versos de ‘Grow Old With Me’

    Placeholder - loading - news single img
    Photoshoot/Divulgação

    Publicada em  

    Lançada um mês antes da morte de John Lennon, a música ‘Grow Old With Me’ foi inspirada pelo filme ‘A Love Affair: The Eleanor and Lou Gehrig Story’, de 1977. É o que revelou o estudo de um especialista da banda Beatles, divulgado neste domingo (4).

    Veja também: John Lennon: Mind Games ganha versão remasterizada; assista 

    A faixa, que já era conhecida por ter influências de um longa que falava sobre esporte, finalmente teve o nome de sua inspiração descoberto. Responsável pelo feito, Kenneth Womack disse em entrevista ao The Observer que assistiu a uma dezena de filmes para chegar à resposta.

    "Queria saber que filme o inspirou a compor uma canção tão bonita", explicou Womack, acrescentando que, para o ex-beatle, tais referências extraídas da vida e da arte desempenhavam um papel especialmente importante em suas práticas de composição. À época, ainda, “era um mundo muito menor, onde as pessoas desfrutavam de mais experiências compartilhadas por meio da televisão e da música”. 

    "Durante décadas, os cineastas americanos lançaram um filme de beisebol após o outro, e há centenas deles. Depois de assistir dezenas em busca do filme misterioso, comecei a estudar guias de TV da época. John era um assinante regular", acrescentou o também autor do novo livro sobre a vida de Lennon, ‘John Lennon 1980: The Last Days in the Life’.

    Foi quando constatou que ‘A Love Affair’ tinha sido exibido na época em que o ex-beatle fez uma visita para as Bermudas, arquipélago britânico, que o pesquisador concluiu o enigma que já perdurava por décadas: “O mistério, de repente, foi resolvido”.

    A Love Affair: The Eleanor and Lou Gehrig Story’ conta a história de Lou, um lendário jogador de beisebol (Edward Herrmann) que acaba falecendo após lutar contra um raro distúrbio do sistema nervoso (esclerose lateral amiotrófica), aos 37 anos.

    Segundo Womack, Lennon teria tirado inspiração para a letra de ‘Grow Old With Me’ da cena em que Eleanor – interpretada por Blythe Danner –, esposa de Lou, lê uma carta na qual o jogador de beisebol se referia aos primeiros versos de ‘Rabin Ben Ezra’ (1864), poema histórico de Robert Browning inspirado por um estudioso do século 12.     

    Muito obrigado por me enviar aquele livro de poemas. Gostei especialmente daquele de Robert Browning que dizia: ‘Envelheça junto comigo!/O melhor ainda está para ser '... ”, diz o trecho da carta, semelhante aos primeiros versos da canção de Lennon. 

    Em 2019, a faixa recebeu uma versão do ex-beatle Ringo Starr, com Paul McCartney nos vocais de apoio e baixo. Ouça abaixo:

     

    1. Home
    2. noticias
    3. john lennon conheca filme que …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.