Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Johnson & Johnson inicia testes de segurança de candidata a vacina contra Covid-19 em humanos

Placeholder - loading - Logo da Johnson & Johnson na Bolsa de Valores de Nova York 17/09/2019 REUTERS/Brendan McDermid
Logo da Johnson & Johnson na Bolsa de Valores de Nova York 17/09/2019 REUTERS/Brendan McDermid

Publicada em  

Atualizada em  

Por Julie Steenhuysen

(Reuters) - A Johnson & Johnson iniciou nesta quinta-feira nos Estados Unidos os testes de segurança de sua vacina contra Covid-19 em humanos, depois de divulgar detalhes de um estudo com macacos que mostrou que sua candidata a vacina mais promissora ofereceu uma proteção forte com uma única dose.

Quando expostos ao vírus, todos os seis animais que receberam a candidata a vacina ficaram completamente protegidos de doenças pulmonares, e cinco de seis ficaram protegidos de infecções, tal como verificado pela presença do vírus em amostras nasais, de acordo com o estudo publicado pelo periódico científico Nature.

'Isto nos faz acreditar que podemos testar uma vacina de dose única nesta epidemia e aprender se ela tem um efeito protetor em humanos', disse o doutor Paul Stoffels, principal autoridade científica da J&J, à Reuters em uma entrevista por telefone.

A farmacêutica disse que iniciou testes de estágio inicial em humanos nos EUA e na Bélgica e que testará sua candidata a vacina em mais de mil adultos saudáveis de idades entre 18 e 55 anos, além de adultos de 65 anos e mais velhos.

O governo norte-americano está auxiliando o desenvolvimento da vacina da J&J com um financiamento de 456 milhões de dólares, parte de um desembolso mais amplo que visa acelerar a produção de uma vacina para acabar com a pandemia, que já infectou milhões e matou mais de 660 mil pessoas.

Stoffels disse que testes anteriores deste tipo de vacina contra outras doenças revelaram que uma segunda dose aumenta consideravelmente a proteção – mas, em uma pandemia, uma vacina de dose única tem uma vantagem considerável por evitar muitas questões logísticas relacionadas à obrigatoriedade do retorno dos pacientes para uma segunda dose.

A empresa planeja tratar a questão da dose única ou dupla em seu teste de estágio inicial.

Dependendo destes resultados, a J&J planeja iniciar um teste de estágio avançado de larga escala com um regime de dose única na segunda metade de setembro. Aproximadamente nesta época, a farmacêutica iniciará um teste de estágio avançado paralelo com um regime de dose dupla da vacina, disse Stoffels.

A vacina da J&J usa um vírus de gripe comum conhecido como adenovírus tipo 26, ou Ad26, para transportar proteínas de coronavírus para células do organismo, o que induz uma defesa imunológica contra o vírus.

(Reportagem adicional de Ankur Banerjee em Bengaluru)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. johnson johnson inicia testes …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.