Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Júri absolve policial do Colorado em morte de Elijah McClain

Placeholder - loading - Manifestantes protestam pedindo justiça por Elijah McClain em Denver 21/11/2020 REUTERS/Kevin Mohatt
Manifestantes protestam pedindo justiça por Elijah McClain em Denver 21/11/2020 REUTERS/Kevin Mohatt

Publicada em  

Por Brad Brooks

LONGMONT, Colorado (Reuters) - Um júri do Colorado decidiu que o policial Nathan Woodyard é inocente da acusação de homicídio culposo pela morte de Elijah McClain, um jovem negro que morreu depois de a polícia o ter estrangulado durante uma abordagem e médicos terem injetado um sedativo nele, em 2019.

Woodyard, de 34 anos e último dos três policiais do Departamento de Polícia de Aurora a ir a julgamento por causa da morte de McClain, foi suspenso e ficou sem pagamentos desde 2020.

No começo deste mês, o júri deu um veredicto dividido para os dois outros policiais envolvidos no caso, considerando Randy Roedema culpado por homicídio criminal negligente e agressão de terceiro grau, e o seu colega Jason Rosenblatt inocente de todas as acusações. Dois paramédicos terão julgamentos separados neste mês após administrarem cetamina — um poderoso sedativo utilizado contra pacientes agitados — a McClain.

A morte do jovem inspirou reformas na polícia do Colorado em 2020, incluindo uma proibição estrangulamentos como o utilizado na ocasião. No entanto, o seu caso inicialmente recebeu pouca atenção, com os procuradores locais se recusando a apresentar quaisquer acusações. Isso mudou em maio de 2020, com a morte de George Floyd, um negro que morreu nas mãos da polícia de Mineápolis e provocou protestos globais contra a injustiça racial.

Woodyard foi o primeiro policial a confrontar McClain enquanto ele caminhava para a sua casa após deixar uma loja de conveniência no dia 24 de agosto de 2019, em Aurora. Um transeunte ligou para a polícia para dizer que McClain estava agindo de forma suspeita, vestido com casaco e máscara de esqui em uma noite quente.

Depois que o confronto começou, Woodyard estrangulou a vítima. Isso ocorreu pelo menos duas vezes durante a abordagem policial, que durou 15 minutos, até a chegada dos médicos. McClain, que vomitou na máscara que usava, disse repetidamente que não conseguia respirar.

(Reportagem de Brad Brooks em Longmont, Colorado)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. juri absolve policial do …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.