Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Kamala diz que EUA se 'posicionarão' sobre Mar do Sul da China

Placeholder - loading - Vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, durante entrevista coletiva em Hanói, capital do Vietnã 26/08/2021 REUTERS/Evelyn Hockstein/Pool
Vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, durante entrevista coletiva em Hanói, capital do Vietnã 26/08/2021 REUTERS/Evelyn Hockstein/Pool

Publicada em  

Por Nandita Bose e James Pearson

HANÓI (Reuters) - Os Estados Unidos acolhem a concorrência e não querem conflito com Pequim, mas se posicionarão em questões como as disputas marítimas no Mar do Sul da China, disse a vice-presidente norte-americana, Kamala Harris, nesta quinta-feira ao concluir uma viagem ao sudeste da Ásia.

Em visitas a Cingapura e ao Vietnã, Kamala acusou a China de assediar seus vizinhos na região, provocando repreensões severas de Pequim, que por sua vez acusou os EUA de se intrometerem em assuntos regionais e perturbarem a paz.

'Acolhemos a concorrência acirrada, não buscamos conflitos, mas em questões como o Mar do Sul da China, nós nos posicionaremos', disse Kamala em uma coletiva de imprensa na capital vietnamita, Hanói.

'Nós nos posicionaremos quando houver ações que Pequim realiza que ameacem a ordem internacional baseada em regras', acrescentou.

A viagem de sete dias de Kamala a Cingapura e ao Vietnã é parte de uma estratégia mais abrangente dos EUA para confrontar a China globalmente. China, Vietnã, Brunei, Malásia, Filipinas e Taiwan reivindicam partes das águas disputadas do Mar do Sul da China, que são cruzadas por rotas comerciais vitais e também contêm campos de gás e áreas de pesca abundantes.

Em encontros com líderes vietnamitas na quarta-feira, Kamala disse que as 'reivindicações marítimas truculentas e excessivas' da China nas águas deveriam ser confrontadas, e ofereceu apoio dos EUA para reforçar a segurança marítima do Vietnã, incluindo mais visitas de navios de guerra norte-americanos ao país.

Seus comentários provocaram repúdio na mídia estatal chinesa. Ainda na quarta-feira, o diário estatal China Daily, reagindo às colocações da vice-presidente norte-americana sobre Cingapura, disse que ela 'ignorou deliberadamente sua própria hipocrisia' ao tentar congregar países da região contra a China.

Nesta quinta-feira, após as reuniões de Kamala em Hanói, o Global Times disse que os EUA estão 'sonhando' em incitar o Vietnã a confrontar a China.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. kamala diz que eua se …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.