Kazaks diz que não é o momento certo para um corte nos juros pelo BCE
Kazaks diz que não é o momento certo para um corte nos juros pelo BCE
Reuters
27/11/2025
FRANKFURT (Reuters) - É muito cedo para o Banco Central Europeu discutir outro corte nas taxas de juros já que a inflação na zona do euro ainda pode ser maior do que o esperado, disse o membro do BCE Martins Kazaks nesta quinta-feira.
O BCE reduziu pela metade sua taxa de juros no ano até junho uma vez que viu o aumento dos preços cair para sua meta de 2%, mas desde então os juros têm sido mantidos apesar das projeções de inflação ligeiramente menor e crescimento econômico moderado.
Com a próxima reunião do BCE em 18 de dezembro, Kazaks disse que este não é o momento certo para cortar os custos dos empréstimos, já que a inflação subjacente permanece bem acima de 2% e há riscos em ambas as direções.
'Considerando os dados que recebemos até agora, não acho que seja o momento certo para discutir um corte nos juros', disse o presidente do banco central da Letônia em uma entrevista.
As autoridades do BCE receberão as previsões de inflação para os próximos três anos em sua próxima reunião, e Kazaks enfatizou que os números de 2026 e 2027 são mais importantes do que o número inicial do BCE para 2028.
'É claro que temos que ver as novas projeções primeiro e eu colocaria a ênfase em 2026 e 2027, porque a política monetária é executada ao longo de um ou dois anos, e uma projeção para três anos tem uma ampla margem de erro, particularmente com esse nível de incerteza', disse ele.
As projeções mais recentes do BCE, publicadas em setembro, colocam a inflação em 1,7% em 2026 e 1,9% em 2027.
(Reportagem de Francesco Canepa)
Reuters

