Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Kim Jong Un convoca importante reunião do partido antes do ano novo, diz imprensa estatal da Coreia do Norte

Placeholder - loading - Líder norte-coreano, Kim Jong Un, participa da reunião plenária de dezembro de 2023 do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia, em Pyongyang 26/12/2023 KCNA via REUTERS
Líder norte-coreano, Kim Jong Un, participa da reunião plenária de dezembro de 2023 do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia, em Pyongyang 26/12/2023 KCNA via REUTERS

Publicada em  

Por Hyonhee Shin

SEUL (Reuters) - O líder norte-coreano, Kim Jong Un, deu início a uma importante reunião do partido governante do país, informou a agência estatal KCNA na quarta-feira (horário local), preparando o terreno para o anúncio de decisões de políticas para o novo ano.

A nona Reunião Plenária do 8º Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia encerra um ano durante o qual o país isolado consagrou a política nuclear na sua Constituição, lançou com sucesso um satélite espião e disparou um novo míssil balístico intercontinental (ICBM).

A assembleia de dias de duração do partido e de autoridades do governo tem sido usada nos últimos anos para fazer anúncios de políticas importantes. Previamente, a imprensa estatal divulgou o discurso de Kim para o dia de Ano Novo.

No primeiro dia da reunião, nesta terça-feira, os participantes discutiram seis pontos principais da agenda, incluindo a política e a implementação orçamentária deste ano, um projeto de orçamento para 2024 e formas de reforçar a liderança do partido, disse a KCNA.

Kim “definiu 2023 como um ano de grande virada e grandes mudanças”, elogiando o progresso em todas as áreas, incluindo a área militar, a economia, ciência e saúde pública, apesar de alguns “desvios”, disse.

Ele apresentou um relatório detalhado envolvendo 'índices da economia nacional geral que provam claramente que o desenvolvimento abrangente da construção socialista está sendo impulsionado com seriedade', disse a KCNA.

O desenvolvimento de novas armas estratégicas, incluindo o satélite de reconhecimento, colocou o país “na posição de uma potência militar”, acrescentou.

(Reportagem de Hyonhee Shin)

((Tradução Redação São Paulo)) REUTERS AC

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. kim jong un convoca …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.