Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Kremlin diz que garrafa poderia ser prova em caso Navalny, mas foi removida da Rússia

Placeholder - loading - Garrafas de água em quarto de hotel onde Navalny ficou hospedado em cidade de Tomsk Marcas vermelhas incluídas pela fonte Cortesia do Instagram @NAVALNY/Mídia social via REUTERS
Garrafas de água em quarto de hotel onde Navalny ficou hospedado em cidade de Tomsk Marcas vermelhas incluídas pela fonte Cortesia do Instagram @NAVALNY/Mídia social via REUTERS

Publicada em  

Por Tom Balmforth

MOSCOU (Reuters) - O Kremlin afirmou nesta sexta-feira que uma garrafa de água encontrada no quarto de hotel do líder de oposição Alexei Navalny, que a Alemanha e outros governos ocidentais dizem ter sido envenenado com uma substância neurotóxica, poderia ter servido como prova no caso, mas foi retirada da Rússia por apoiadores de Navalny.

A equipe de Navalny afirmou na quinta-feira que a garrafa de água, retirada do quarto de hotel na cidade de Tomsk no mês passado, foi levada para a Alemanha, onde encontraram vestígios do agente Novichok.

Questionado sobre a descoberta, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que especialistas russos não puderam examinar a garrafa e, por isso, Moscou não poderia comentar.

“Não podemos explicar isso porque, como você sabe, esta garrafa --se é que existia-- foi levada para a Alemanha ou outro lugar. Então, algo que poderia ter se tornado evidência de um envenenamento, infelizmente foi retirado. Isso (levanta) uma pergunta adicional: por quê?', disse Peskov.

“Há muito absurdo nesta história para aceitar a palavra de alguém como um fato”, acrescentou.

A Rússia informou que precisa ver mais evidências antes que uma investigação criminal formal seja aberta no caso Navalny e pediu à Alemanha que entregasse os dados médicos de Navalny para que pudessem ser revisados.

Os aliados de Navalny disseram que uma investigação adequada do caso mostrará que o Kremlin, o presidente Vladimir Putin e os serviços de segurança russos são responsáveis ??por envenenar o político.

O Kremlin considerou a acusação infundada, dizendo que não faria sentido envenenar Navalny e depois permitir que ele viajasse para tratamento médico em outro país onde o veneno seria detectado.

(Por Tom Balmforth e Dmitry Antonov)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. kremlin diz que garrafa …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.