Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Lava Jato volta à Petrobras mirando trading; apuração foca passado, diz empresa

Placeholder - loading - 05/12/2018 REUTERS/Sergio Moraes
05/12/2018 REUTERS/Sergio Moraes

Publicada em  

Atualizada em  

Por Rodrigo Viga Gaier e Luciano Costa

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Força Tarefa da Lava Jato voltou a mirar a estatal Petrobras , ao realizar nesta quinta-feira a Operação 'Sem Limites II', que apura suspeitas de propinas relacionadas a transações da área de trading da companhia, que atua com compra e venda de petróleo, óleos combustíveis e derivados.

A PF cumpriu 14 ordens judiciais, sendo 12 mandados de busca e apreensão e dois ofícios para obtenção de dados telemáticos.

A Justiça determinou ainda bloqueios de bens de cerca de 17 milhões de reais para compensar eventuais prejuízos causados pelas operações, que envolveriam um operador financeiro ligado a um ex-ministro de Minas e Energia, segundo o Ministério Público Federal no Paraná.

Procurada, a Petrobras defendeu que 'é vítima de crimes desvendados pela Operação Lava Jato' e destacou que 'colabora com as investigações desde 2014', o que já possibilitou mais de 4 bilhões de reais em ressarcimentos aos cofres da companhia.

A estatal ainda ressaltou que não há entre os citados na operação desta quinta-feira nenhum empregado atualmente no quadro da companhia e disse entender que as apurações envolvem fatos ocorridos antes do início da Lava Jato em 2014.

'A Petrobras reitera sua política de tolerância zero com a fraude e corrupção', afirmou.

Os mandados foram expedidos pela Justiça de Curitiba e cumpridos no Rio de Janeiro. Equipes da PF estiveram em bairros das zonas sul e oeste do Rio. Um dos principais alvos é a Gerência Executiva de Marketing e Comercialização da estatal, que fazia operações de 'trading' do petróleo e derivados, de acordo com as autoridades.

'Após análise de materiais apreendidos na 57ª Fase, Operação Sem Limites – deflagrada em dezembro de 2018, e do resultado de pedidos de cooperação jurídica internacional formulados pela PF, foram identificados novos indivíduos que auxiliavam e integravam a organização criminosa estruturada no sentido de lesar a Petrobras, especialmente em sua área de trading', disse a PF.

'Além do operador financeiro ligado ao ex-ministro, também são alvos das medidas de busca e apreensão o seu irmão, que o auxiliava no recebimento das vantagens indevidas, e quatro doleiros', disse o MPF no Paraná, sem citar nomes.

Segundo as autoridades, o operador financeiro relacionado a um ex-ministro da pasta teria atuado 'ao menos de 2008 a 2014'. No período, a pasta foi chefiada pelo ex-senador Edison Lobão (MDB), já acusado de irregularidades por delatores na Lava Jato.

Procurado, o Ministério de Minas e Energia não comentou. Não foi possível falar com representantes do ex-ministro Lobão.

O suposto esquema de 'trading' contava com a ajuda de doleiros que movimentam recursos no exterior para quadrilha, disseram os policiais federais.

'A PF conseguiu identificar titulares de contas no exterior em nome de empresas offshores, e por meio delas, profissionais do mercado paralelo de câmbio realizavam transferências bancárias internacionais para a realização de 'dólar-cabo'', afirmou a corporação.

A suspeita é de que parte dos valores de propina tinham como objetivo o pagamento de intermediários políticos para a manutenção de certos empregados públicos em funções gerenciais estratégicas da Petrobras, como a de Gerência Executiva de Marketing e Comercialização, onde se realizavam as operações de trading, acrescentou a PF.

Os investigados responderão pela prática dos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, organização criminosa, crimes financeiros e de lavagem de dinheiro, disseram as autoridades.

A Reuters publicou em fevereiro que um ex-operador da Petrobras assinou acordo de delação com procuradores sobre suposto esquema de propinas entre tradings de petróleo e funcionários da estatal brasileira. [nL1N2A413U]

O MPF paranaense disse, sem detalhar, que um ex-trader da Petrobras, que atuou no escritório da companhia em Houston, no Texas, 'hoje colabora com as investigações'.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. lava jato realiza operacao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.