Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Legado do Rio e novos esportes levam Brasil a melhor Olimpíada apesar de investimento menor

Placeholder - loading - Rebeca Andrade comemora ouro na ginástica olímpica  REUTERS/Lindsey Wasson
Rebeca Andrade comemora ouro na ginástica olímpica REUTERS/Lindsey Wasson

Publicada em  

Por Pedro Fonseca

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Brasil conquistou em Tóquio sua melhor participação em Jogos Olímpicos, com recorde de pódios e a melhor colocação do país no quadro de medalhas, tirando proveito do legado esportivo da realização em casa da Rio 2016 e com a inclusão na Olimpíada de novas modalidades em que o país tem brilhado nos últimos anos.

Os atletas brasileiros conquistaram 21 medalhas nos Jogos de Tóquio, duas a mais que na edição passada realizada no Rio de Janeiro, e igualaram o recorde de 7 medalhas de ouro, o que colocou o país em 12º lugar no quadro de medalhas -- uma posição acima da conquistada na Olimpíada de 2016.

'Chegamos ao fim de mais uma edição dos Jogos Olímpicos. E com muita propriedade podemos dizer: que edição, amigos! Essa foi para ficar na história', comemorou o Time Brasil em postagem nas redes sociais.

A participação histórica ocorreu apesar de uma queda no investimento no setor por parte do governo federal, que acabou com o Ministério do Esporte desde a pose do presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com dados obtidos pelo jornal O Estado de S. Paulo via Lei de Acesso à Informação, no ciclo olímpico de Tóquio o montante total destinado pelo Ministério da Cidadania ao programa Bolsa Atleta foi de 530,4 milhões de reais, ante 641,1 milhões no período referente ao Jogos do Rio -- apesar de o ciclo atual ter tido um ano a mais devido ao adiamento dos Jogos por causa da pandemia.

Segundo o governo, o investimento federal no esporte de alto rendimento é de 745 milhões de reais por ano, somando os recursos do Bolsa Atleta, da Lei de Incentivo ao Esporte e da Lei das Loterias que destina recursos ao Comitê Olímpico do Brasil (COB).

'A gente está muito próximo de realizar o sonho de entrar para o Top 10 dos melhores no quadro de medalhas. Vamos seguir investindo no esporte e priorizando a base para chegarmos ao alto rendimento em condições ainda melhores”, afirmou o secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães.

NOVIDADES E VELHOS CONHECIDOS

Estreando em Jogos Olímpicos, skate e surfe deram ao Brasil quatro medalhas olímpicas, sendo um ouro para o surfista Ítalo Ferreira e pratas para os skatitas Rayssa Leal, Pedro Barros e Kelvin Hoefler -- todos vencedores de grandes torneios internacionais nos último anos.

Canoagem, ginástica, boxe, atletismo, natação, judô, futebol e vôlei foram modalidades que voltaram ao pódio na capital japonesa após terem conquistado medalhas no Rio, ressaltando o legado esportivo da realização de uma Olimpíada em casa.

Ganhador de duas pratas e um bronze no Rio, o canoísta Isaquias Queiroz agora subiu um degrau no pódio e sagrou-se campeão olímpico, enquanto a ginasta Rebeca Andrade, então revelação há quatro anos, agora se tornou um dos maiores nomes do esporte brasileiro, com um ouro e uma prata.

O boxe, que no Rio conquistou uma medalha de ouro, agora saltou para três pódios, enquanto o saltador Thiago Braz conquistou a segunda medalha seguida, com um bronze no Japão depois do ouro no Rio no salto com vara.

A participação das mulheres foi fundamental para o bom desempenho do Brasil, com nove pódios em Tóquio contra cinco no Rio, sendo três ouros no Japão: Rebeca, Ana Marcela Cunha (maratona aquática) e Martine Grael e Khaena Kunze (vela).

O país também conquistou uma medalha inédita no tênis, com a dupla feminina Laura Pigossi e Luisa Stefani.

O vôlei de praia foi a grande decepção brasileira em Tóquio, ficando sem medalha pela primeira vez desde a inclusão da modalidade em Olimpíadas, em Atlanta 1996. Outros dois esportes também medalharam no Rio, mas não voltaram ao pódio em Tóquio: taekwondo e tiro esportivo.

'A verdade é a seguinte, o mundo está investindo no vôlei de praia e nós ficamos parados', disse o campeão olímpico da praia Alison, que dessa vez foi eliminado nas quartas de final.

(Edição de Camila Moreira)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. legado do rio e novos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.