Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Leis de acessibilidade inacessíveis para cadeirantes

Em um geral, a ideia de acessibilidade para cadeirantes parece muito bonita, a não ser que você seja o cadeirante

Placeholder - loading - Cadeiras de rodas e seus portadores têm cada vez menos espaço no Brasil
Cadeiras de rodas e seus portadores têm cada vez menos espaço no Brasil

Publicada em  

Não é surpresa alguma entrar em um banheiro e encontrar uma cabine especial para cadeirantes. É comum passar reto por ela e seguir as obrigações do dia a dia, como se não fosse grande coisa. Afinal, a lei demanda a existência de ao menos uma cabine para cadeirantes nos banheiros de todos os locais públicos. É realmente algo natural para a grande maioria do público. A não ser que o cadeirante seja você.

Leia também: Conheça projeto de lei que prevê obrigatoriedade de rádio FM nos celulares

Infelizmente, fica claro que nem sempre as leis são cumpridas nestes estabelecimentos. E atividades um tanto quanto comuns para uma boa parte da sociedade. Novamente, não se você for o cadeirante em questão. Só no Brasil, se estima cerca que sejam mais de 24 milhões as pessoas com algum tipo de deficiência, tendo em mente que a grande maioria precisa do auxílio de uma cadeira de rodas.

Um estudo mostra que 63% dos cadeirantes precisam de ajuda para se locomover, enquanto 55% não encontram um banheiro acessível quando precisam. Além disso, 41% precisa, diariamente, aguardar por vários ônibus até que um pare para eles. Acha que está ruim? Pois fica pior! Cerca de 23% deles já foram impedidos de entrar no transporte público.

A situação fica ainda mais preocupante quando (não tão) pequenos detalhes são lembrados: O número de calçadas esburacadas e rampas danificadas que parece apenas aumentar. Sem contar as inúmeras estações de metrôs sem rampas ou elevadores, o que impossibilita qualquer tipo de locomoção de cadeirantes no local.

O Brasil ainda não se classifica como um país adaptado para este tipo de público e não é difícil entender os tantos motivos. Para mudar isso, é preciso que o governo esteja sempre de olho na situação que estes pontos se encontram. Caso contrário, em breve cadeirantes mal poderão sair de suas casas.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. leis de acessibilidade …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.