Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Lentes com sensores podem ser capazes de medir o diabetes

As pesquisas se expandiram e o dispositivo pode ser também capaz de monitorar outros sinais biológicos, como ácido úrico e colesterol.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Lentes com sensores podem ser capazes de medir o diabetes"

Publicada em  

Uma pesquisa publicada nesta terça-feira (3) no periódico científico da American Chemical Society apontou uma alternativa para a medição do diabetes sem o uso de agulhas. A novidade é uma lente de contato equipada com um sensor biométrico capaz de aferir o nível de glicose do paciente.

Os sensores conseguem monitorar os sinais biológicos, como glicemia e ácido úrico, apenas por meio da análise das lágrimas do indivíduo – sem a utilização do sangue.

De acordo com Gregory Herman, da Universidade do Estado do Oregon e um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo, os sensores das lentes possuem uma enzima sensível à glicose. Assim, cada vez que o dispositivo está na presença de açúcar, a enzima se modifica.

Inicialmente, a tecnologia foi desenvolvida para aferir apenas as taxas de glicemia no sangue. No entanto, as pesquisas se expandiram para que a lente também monitore outros sinais biológicos, como ácido úrico e colesterol.

A tecnologia ainda está em fase de testes, mas as lentes – que devem ser mais baratas que os procedimentos comuns — podem ser produzidas em escala industrial havendo apoio das empresas. Herman antecipa, inclusive, que já estão em busca de colaborações com a iniciativa privada para colocar a tecnologia em prática.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. lentes com sensores podem ser …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.