Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Leona Lewis completa 38 anos: Confira a homenagem especial da Antena 1

Conheça mais a história da dona do hit ‘Bleeding Love’

Placeholder - loading - Leona Lewis faz aniversário de 38 anos hoje. Divulgação
Leona Lewis faz aniversário de 38 anos hoje. Divulgação

Publicada em  

Leona Lewis é uma cantora e compositora britânica conhecida por ser a dona de um dos maiores hits de meados dos anos 2000, “Bleeding Love”. Sem dúvida alguma, ela se destaca na indústria musical devido a sua potência e qualidade vocal. Contudo, além de seu grande sucesso, conheça um pouco mais dos caminhos que a cantora passou para construir a carreira que tem hoje.

Início da vida

Nascida em Londres, Leona Louise Lewis é filha de Aural Josiah Lewis, de origem da Guiana Inglesa e Maria Lewis, descendente de Galeses. Desde cedo, demostrou interesse em estudar artes. Seus pais a matricularam em diversas instituições voltadas para artes, onde aprendeu a tocar instrumentos como guitarra e piano.

Aos 12 anos, apareceu com sua primeira canção inédita. Em seguida, começou a estudar canto lírico, descobrindo sua potência e sendo classificada como uma soprano. Porém, não ficou muito tempo se aprofundando nessa área, logo mudando para o estudo de Jazz e Blues. Nessa época, citava Eva Cassidy, Stevie Wonder e Minnie Riperton como suas influências.

Depois de sair da escola, aos 17 anos, ela começou a trabalhar para financiar o seu primeiro álbum que recebeu o nome “Twilight”. O projeto, que continha canções inéditas, não saiu do estúdio. "Tentei, com essa gravação, fazer as coisas do meu jeito. Eu trabalhei muito duro, mas, eu nunca consegui um contrato". Posteriormente, gravou outras demos e chamou o compilado de “Best Kept Secret”. Contudo, ele também não foi para frente e nunca foi lançado. Depois dessas tentativas, a cantora decidiu tirar uns anos longe da música para estudar na universidade.

The X Factor UK

Em 2006, Leona foi incentivada pelo seu namorado da época para participar da audição do reality musical The X Factor UK. Então, ela resolveu ir para o programa que estava em sua terceira edição e cantou “Over The Rainbow” em sua primeira apresentação.

Depois de passar pela primeira fase, com apenas 21 anos, Lewis se tornou um dos maiores nomes da competição. Ao longo das etapas, cantou Jackson 5, ABBA, Elton John, Simon & Garfunkle, Cat Stevens, George Gershwin, entre outros. Um repertório e tanto! Chegando até a final do programa, ela escolheu as cantoras Whitney Houston, Céline Dion e Kelly Clarkson para homenagear. Após apresentações arrepiantes, Simon Cowell anunciou sua vitória.

Sucesso de 'Spirit'

Continuando sua trajetória, Leona em 2007 foi escolhida pelo renomado produtor norte americano Clives Davis para trabalharem juntos em seu primeiro LP. O fundador da gravadora Artista Records e dono da J Records, foi o descobridor da banda Aerosmith e das cantoras Whitney Houston e Janis Joplin. As faixas do “Spirit” foram gravadas nos Estados Unidos e no Reino Unido. Depois de meses em desenvolvimento, no final aquele ano, o disco foi lançado.

O single que mais chamou atenção do público foi “Bleeding Love” - produzida por Ryan Tedder e escrito por ele e Jesse McCartney, o artista conhecido pela sua canção “Beautiful Soul”, que foi um sucesso entre adolescentes dos anos 2000.

Seu terceiro single, “Better In Time”, vendeu mais de 40 mil cópias no primeiro momento. Novamente, atingiu os topos das paradas britânica e estadunidense, conseguindo alcançar a 11ª posição na Billboard Hot 100.

Confira os dois hits na programação da Antena 1:

O sucesso da música foi imediato e.... gigantesco, entrando nas paradas de 31 países. Na primeira semana vendeu mais de 200 mil cópias no Reino Unido. Em seguida, alcançou o primeiro lugar na UK Singles Chart e permaneceu lá por sete semanas.

Em 2008, ele entrou na Billboard Hot 100 e passou quatro semanas no pico da parada estadunidense. Leona se tornou a primeira mulher inglesa a alcançar a primeira posição desde junho de 1987, com a regravação de Kim Wilde para ”You Keep Me Hangin’ On”.

O projeto inteiro deslanchou sua carreira. No Reino Unido, ocupou o primeiro lugar nas tabelas de álbuns da Irlanda e Inglaterra. Bateu um recorde e se tornou o álbum de estreia com vendas mais rápidas da região. Entrou, também, para a lista do país como o quatro álbum mais vendido de todos os tempos. Nos Estados Unidos, entrou na Billboard 200, ocupando a primeira posição. Vendeu mais de 6.5 milhões de cópias no mundo, ganhando o certificado de platina.

Leona recebeu três indicações ao Grammy daquele ano, competindo nas categorias: "Bleeding Love" para Gravação do Ano e Melhor Performance Vocal Pop Feminina e “Spirit” indicado para Melhor Álbum Pop. Além disso, também recebeu indicações para o BRIT Awards, nas categorias: Melhor Álbum e Single Inglês, Melhor Artista Solo Feminina Inglesa e Cantora Revelação. Mas, apesar de ser a favorita, não venceu nenhum prêmio. Nesse mesmo período, a cantora foi chamada de Nova Artista 'Top', pela revista Billboard.

Continuação do trabalho

Seu segundo álbum “Echo” (2009), teve a participação de diversos artistas, entre eles, Justin Timberlake. Com uma produção de nove meses feita em Los Angeles, o projeto também alcançou a primeira posição no Reino Unido. O maior single que saiu dele foi a canção “Happy”, que marcou presença em muitas paradas mundiais.

Naquele mesmo ano, a cantora foi convidada para cantar a canção tema do filme de ficção científica, Avatar. Além de outras indicações que o longa de James Cameron recebeu, “I See You” foi indicada para “Melhor Canção Original” no Globo de Ouro em sua 67ª edição.

Durante sua carreira, participou de diversos projetos sociais. Em 2012, por conta do terremoto ocorrido no Haiti, Leona se juntou a outros aristas e eles fizeram uma versão de “Everybody Hurts” do R.E.M, onde todo o dinheiro foi revertido para ajudar o país. Sempre verbalizou o desejo de usar sua plataforma para ajudar o mundo.

Além de sua carreira musical, investiu em projetos para difundir os valores que ela acredita. A arista, que é vegetariana desde os 12 anos, abriu em Los Angeles um café que busca sustentabilidade. O Coffee And Plants, só trabalha com objetos recicláveis e estabeleceu uma meta de a cada 100 copos vendidos, será plantado uma árvore. Também é dona de um centro de resgate para animais.

Dentro da vida artística, depois do seu segundo projeto em 2012, desenvolveu o seu novo álbum. Ao descrever “Glassheart”, Lewis disse que seria "um pouco diferente do que as pessoas ouviram de mim antes", e ainda falou que buscou "ir além e criar para ver o que acontece". Contudo, ele teve uma repercussão muito baixa comparado aos outros, nem sequer passando nas principais rádios britânicas.

Para melhorar sua situação, Simon Cowell a indicou gravar um disco natalino. Então, em 2013, ela lançou “Christmas, with Love”. Ele retomou seus grandes alcances, com uma repercussão boa entre os críticos e os fãs. Ele foi considerado pela AllMusic como “um dos melhores álbuns modernos de Natal da história”. Desde então, se tornou o 13º álbum de Natal mais vendido do Reino Unido. Durante a décima temporada de The X- Factor, Leona fez um dueto com a finalista Scarlett Lee e cantou a música “One More Sleep”, desse projeto. Depois disso, ele subiu para a 3ª posição na UK Singles Chart.

Onde ela está hoje?

Desde seu trabalho de estreia, Leona nunca mais conseguiu definir totalmente qual seria sua identidade artística. De 2013 para cá, ela continuou lançando álbuns, mas nenhum chegou perto dos alcances dos primeiros sucessos.

Criticando abertamente as gravadoras que assinou contratos de carreira, ela fala que sempre tentaram moldar ela em figuras que não se encaixava. Também afirma que nunca pretendia ser uma superestrela: “Eu não tenho nenhum desejo de ser ‘famosa’ assim. Eu não queria quando venci o X Factor e ainda não quer. O público não precisa saber de cada nuance da sua vida- é possível dar para eles (fãs) um pouco e ainda ter uma vida normal e privada”.

Veja também:

ANIVERSÁRIO MARVIN GAYE: CONFIRA A HOMENAGEM ESPECIAL DA ANTENA 1

'JUST THE WAY YOU ARE': BARRY WHITE ENCONTRA O SOUL EM BILLY JOEL

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. leona lewis completa 38 anos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.