Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Líder de Belarus diz que armas nucleares não serão usadas

Placeholder - loading - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se encontra com o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, em Sochi 09/06/2023 Sputnik/Pavel Bednyakov/Kremlin via REUTERS
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se encontra com o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, em Sochi 09/06/2023 Sputnik/Pavel Bednyakov/Kremlin via REUTERS

Publicada em  

(Reuters) - O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, o mais leal aliado do Kremlin na guerra na Ucrânia, disse nesta sexta-feira estar certo de que armas nucleares táticas russas posicionadas em seu país nunca seriam usadas.

Lukashenko e o presidente russo, Vladimir Putin, confirmaram que algumas armas táticas chegaram a Belarus e que o resto será posicionado até o fim do ano.

Em um discurso que marca o dia nacional da ex-república soviética, o presidente de Belarus disse que posicionar as armas em Belarus era sua 'mais firme iniciativa'.

'À medida que avançamos, ficamos cada vez mais convencidos que elas (as armas) precisam ser posicionadas aqui, em Belarus, um lugar confiável', disse Lukashenko a um público reunido em um grande salão em transmissão online pela agência de notícias estatal BelTA, com muitos dos presentes balançando bandeiras nacionais verdes e vermelhas.

'Estou certo de que nunca teremos que usá-las enquanto estiverem aqui. E nenhum inimigo nunca pisará na nossa terra.'

Lukashenko permitiu que Putin lançasse parte da invasão à Ucrânia, em fevereiro de 2022, de Belarus e tem apoiado a guerra. Ele mediou um acordo na semana passada para permitir que o líder mercenário, Yevgeny Prigozhin, e os soldados dele transferissem suas operações ao seu país.

(Reportagem de Ronald Popeski)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. lider de belarus diz que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.