Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Líderes da China se reúnem para discutir metas de crescimento para 2024, dizem fontes

Placeholder - loading - Bandeira da China na sede de banco comercial de Pequim 24/11/2014 REUTERS/Kim Kyung-Hoon
Bandeira da China na sede de banco comercial de Pequim 24/11/2014 REUTERS/Kim Kyung-Hoon

Publicada em  

PEQUIM (Reuters) - Os líderes da China iniciaram uma reunião a portas fechadas nesta segunda-feira para discutir metas econômicas e traçar planos de estímulo para 2024, disseram quatro fontes familiarizadas com o assunto.

A Conferência Anual de Trabalho Econômico Central, durante a qual o presidente Xi Jinping e outras autoridades de alto escalão traçam o curso para a segunda maior economia do mundo no próximo ano, provavelmente terminará na terça-feira, disseram as fontes.

Os investidores estão atentos a pistas sobre a agenda de políticas e reformas do próximo ano, já que a economia da China tem lutado para sustentar uma recuperação pós-pandemia em meio ao aprofundamento da crise imobiliária, preocupações com a dívida do governo local, desaceleração do crescimento global e tensões geopolíticas.

O Politburo, principal órgão de tomada de decisões do Partido Comunista, afirmou na sexta-feira que a política fiscal seria moderadamente fortalecida e seria 'flexível, moderada, precisa e eficaz', para ajudar a estimular a recuperação econômica.

Uma enxurrada de medidas de apoio tem se mostrado apenas modestamente benéfica, aumentando a pressão sobre as autoridades para que implementem mais estímulos.

Consultores do governo da China disseram à Reuters que recomendariam metas de crescimento econômico para 2024 que variam de 4,5% a 5,5%, com a maioria favorecendo uma meta de cerca de 5% -- a mesma deste ano.

'É provável que estabeleçamos uma meta de crescimento de cerca de 5%', disse uma pessoa de dentro da política que falou sob condição de anonimato. 'Precisamos intensificar o apoio político à economia.'

O Conselho de Estado da China, ou gabinete, não pôde ser contatado imediatamente para comentar o assunto fora do horário comercial.

Na semana passada, a agência de recomendação de risco Moody's emitiu um alerta de rebaixamento da nota de crédito da China, afirmando que os custos para resgatar governos locais e empresas estatais endividados e controlar a crise imobiliária pesariam sobre as perspectivas de crescimento da economia.

O crescimento da China está no caminho certo para atingir a meta do governo de cerca de 5% este ano.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. lideres da china se reunem …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.