Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Liga Árabe diz a Bolsonaro que mudança de embaixada em Israel pode prejudicar relações

Liga Árabe diz a Bolsonaro que mudança de embaixada em Israel pode prejudicar relações

Thomson Reuters

10/12/2018

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Liga Árabe diz a Bolsonaro que mudança de embaixada em Israel pode prejudicar relações"

BRASÍLIA (Reuters) - A Liga Árabe alertou o presidente eleito Jair Bolsonaro em uma carta que a transferência da embaixada do Brasil em Israel para Jerusalém poderia prejudicar as relações com os países árabes, disse um diplomata na segunda-feira.

A carta a Bolsonaro do secretário-geral da liga, Ahmed Aboul-Gheit, foi entregue ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, segundo o diplomata árabe que pediu para não ser identificado.

Embaixadores de nações árabes se reunirão em Brasília na terça-feira para discutir o plano de Bolsonaro de seguir a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de transferir a embaixada de Tel Aviv e reconhecer que Jerusalém é a capital de Israel.

Tal movimento seria uma forte mudança na política externa brasileira, que tradicionalmente apoia uma solução de dois Estados para o conflito israelo-palestino.

'O mundo árabe tem muito respeito pelo Brasil e queremos não apenas manter as relações, mas também melhorá-las e diversificá-las. Mas a intenção de transferir a embaixada para Jerusalém pode prejudicá-las', disse o diplomata.

O Brasil é um dos maiores exportadores de carne halal do mundo e esse comércio pode enfrentar problemas se Bolsonaro irritar os países árabes com a transferência da embaixada. Isso poderia afetar fortemente as exportações para os principais mercados do Oriente Médio das empresas BRF e JBS.

O lobby dos exportadores de carne tem pressionado o presidente eleito a não fazer isso, e ele pareceu ter mudado de ideia.

Mas seu filho Eduardo Bolsonaro disse durante uma recente visita a Washington que a mudança da embaixada 'não é uma questão de se, mas de quando', em uma declaração após visitar o genro de Trump, Jared Kushner, na Casa Branca.

(Reportagem de Anthony Boadle)

Thomson Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.