Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Lituânia declara estado de emergência por causa de balões de Belarus

Lituânia declara estado de emergência por causa de balões de Belarus

Reuters

09/12/2025

Placeholder - loading - Aeroporto de Vilnius  9/12/2025   REUTERS/Janis Laizans
Aeroporto de Vilnius 9/12/2025 REUTERS/Janis Laizans

Por Andrius Sytas

VILNIUS, 9 Dez (Reuters) - A Lituânia declarou nesta terça-feira estado de emergência e solicitou ao Parlamento que autorize apoio militar à polícia e aos guardas de fronteira, depois que uma série de balões de contrabando de Belarus interrompeu repetidamente o tráfego aéreo nos últimos meses.

O aeroporto de Vilnius foi fechado várias vezes devido aos balões, que, segundo a Lituânia, são enviados por contrabandistas que transportam cigarros e constituem um 'ataque híbrido' de Belarus, um aliado próximo da Rússia.

'O estado de emergência é anunciado não apenas devido a interrupções na aviação civil, mas também devido a interesses de segurança nacional', disse o ministro do Interior, Vladislav Kondratovic, em uma reunião do governo transmitida ao vivo na terça-feira.

Belarus negou a responsabilidade pelos balões e acusou a Lituânia de provocações, incluindo o envio de um drone para lançar 'material extremista', o que Lituânia nega.

O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, disse na terça-feira que a Lituânia estava exagerando os incidentes com balões de contrabando e que Minsk não quer uma guerra com seus vizinhos.

'O que os lituanos estão dizendo hoje é impossível e irrealista', afirmou Lukashenko em um discurso transmitido pela agência de notícias estatal Belta. 'A questão está sendo exagerada e politizada', disse ele.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.