Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

López Obrador é eleito presidente do México em vitória histórica para a esquerda

Placeholder - loading - Imagem da noticia "López Obrador é eleito presidente do México em vitória histórica para a esquerda"

Publicada em  

Atualizada em  

Por Christine Murray e Diego Oré

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - Andrés Manuel López Obrador venceu a eleição presidencial do México no domingo, abrindo caminho para o governo mais de esquerda na história democrática do país em um momento de relações tensas com o governo dos Estados Unidos.

O ex-prefeito da Cidade do México ganhou com a maior margem de votos em uma eleição presidencial no país desde a década de 1980, de acordo com contagem oficial que o mostrou recebendo mais da metade dos votos -- cerca de 30 pontos percentuais a mais que seu adversário mais próximo.

Com promessas de combater a corrupção e enfrentar os cartéis de drogas com uma abordagem menos confrontante, López Obrador assume o poder com grandes expectativas e seus esforços para reduzir a desigualdade serão observados de perto por investidores apreensivos.

Seu governo pode adotar controles mais rígidos sobre o investimento estrangeiro e uma abordagem menos condescendente com os Estados Unidos.

O peso mexicano oscilou ao longo do dia, ganhando e perdendo força diante do dólar depois que a escala da vitória de López Obrador ficou clara.

Os investidores estão analisando atentamente para ver se o Morena, partido de apenas quatro anos de existência de López Obrador, terá maioria no Congresso, um resultado que lhe daria maior liberdade para alterar a política econômica.

Os adversários Ricardo Anaya, ex-líder da legenda de centro-direita Partido da Ação Nacional (PAN), e o candidato da sigla governista Partido Revolucionário Institucional (PRI), José Antonio Meade, admitiram derrota minutos após as pesquisas de boca-de-urna.

Dezenas de milhares de pessoas lotaram a praça Zócalo, na Cidade do México, onde López Obrador discursou após a meia-noite acompanhado por sua esposa e seus filhos.

O novo projeto da nação tentará buscar uma democracia autêntica , disse ele em um discurso conciliador, prometendo independência ao Banco Central e prudência na economia, além de respeito pelas liberdades individuais.

Quero entrar para a história como um bom presidente do México , afirmou.

Em Tepetitan, cidade natal de López Obrador situada em Tabasco, Estado do sul mexicano, moradores se reuniram na praça do vilarejo ao som de música, crianças andaram em bicicletas com latas amarradas e motoristas tocaram as buzinas dos carros em comemoração.

Josefa del Carmen Paz Reyes, uma advogada de 68 anos, celebrou a vitória de seu amigo de infância.

Sou uma pessoa mais velha, mas me sinto tão feliz que poderia dançar , disse Josefa. É algo inédito, tudo que aconteceu em Tabasco, no México. Estávamos esperando por esta mudança, e agora ela chegou .

TRABALHANDO COM TRUMP

O nacionalismo de López Obrador, além de seus comentários depreciativos sobre os rivais, renderam comparações com o presidente norte-americano, Donald Trump.

Em uma postagem no Twitter, Trump parabenizou o político de esquerda pela conquista.

Tenho muita expectativa de trabalhar com ele. Há muito a ser feito que beneficiará tanto os Estados Unidos quanto o México! , tuitou Trump.

O primeiro contato de alto nível entre López Obrador e a Casa Branca provavelmente será um telefonema nesta segunda-feira. Na noite de domingo Trump aventou a hipótese de taxar os carros importados do México se surgirem tensões com o novo governo.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. lopez obrador e eleito …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.