Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Loretta Lynn, ícone da música country, morre aos 90 anos

Artista revolucionou o gênero até então dominado por homens

Placeholder - loading - magem/Divulgação: Loretta Lynn em apresentação de show.
magem/Divulgação: Loretta Lynn em apresentação de show.

Publicada em  

Nesta terça-feira (4), o mundo da música perdeu Loretta Lynn, pioneira do country, aos 90 anos. Segundo comunicado da família, a artista faleceu de causas naturais enquanto dormia em seu rancho em Hurricane Mills, Tennessee.

Loretta Lynn
Toque para aumentar

Loretta Lynn fez história na música country ao ser uma personalidade à frente de seu tempo. Com letras que abordavam o empoderamento feminino, na parada Hot Country Songs da Billboard, 51 de suas canções alcançaram o top 10, sendo 16 em primeiro lugar. Relembre, com a Antena 1, a trajetória da cantora e compositora.

Quem foi Loretta Lynn?

Em 14 de abril de 1932, nasceu Loretta Webb, na comunidade de mineração Butcher Hollow, no estado norte-americano de Kentucky. Diante da pobreza imposta pela Crise de 1929, a filha do mineiro de carvão Melvin Webb encontrou uma de suas paixões ainda na infância: o rádio.

Loretta Lynn em Butcher Hollow
Toque para aumentar

Aos 14 anos, a jovem se casou com o empresário Oliver Lynn e mudou-se para Custer, Washington. “Doolittle”, como era conhecido, encorajou a esposa a cantar nos clubes da cidade, até que, em 1950, o seu talento despertou a atenção do compositor e produtor musical Don Grashey, da Zero Records.

Loretta Lynn com o marido, Oliver Lynn,e as filhas
Toque para aumentar

Acompanhada dos guitarristas Speedy West e Roy Lanham, Loretta lançou a sua primeira música, "I'm a Honky Tonk Girl". Sucesso, a faixa se tornou top 10 e levou a artista a realizar uma turnê com os Wilburn Brothers, dupla formada por Doyle e Teddy Wilburn.

Da esquerda para a direita: Doyle Wilburn, Jay Lee Webb (irmão de Loretta), Loretta Lynn e Teddy Wilburn
Toque para aumentar

Dona de um repertório recheado de canções famosas, Lynn trazia para as suas músicas a não aceitação de piadas feitas pelo marido e temas considerados tabu pela família tradicional da época, como alcoolismo e infidelidade.

Ouça "I'm a Honky Tonk Girl":

Em 1971, a cantora assinou “Coal Miner's Daughter”, uma das faixas mais emblemáticas da carreira. A música inspirou o filme de mesmo nome que contou a história de sua vida, assim como o seu livro de memórias de 1976. Dirigido pelo cineasta inglês Michael Apted, o longa-metragem de 1980 rendeu à atriz Sissy Spacek um Globo de Ouro e um Oscar por sua interpretação de Loretta.

Ouça “Coal Miner’s Daughter”:


Ao longo de sua trajetória, a estadunidense alcançou muitos recordes. Em 1971, tornou-se a primeira mulher a ser indicada à categoria Artista do Ano do Country Music Association Awards. Lynn perdeu para Charley Pride, primeiro artista negro a ganhar o prêmio, mas foi a vencedora no ano seguinte. Já em 1976, foi o nome feminino pioneiro a receber o Academy of Country Music Awards como Artista do Ano.

O retorno à música

Em 2004, Loretta Lynn voltou aos holofotes com uma parceria musical inusitada. Ao lado de Jack White, do duo roqueiro The White Stripes, a cantora lançou o álbum “Van Lear Rose”. No Grammy Awards do ano seguinte, o disco venceu a categoria de Melhor Álbum Country, enquanto a faixa “Portland, Oregon” ganhou o gramofone de ouro como Melhor Colaboração Country.

Assista a uma performance de “Portland, Oregon” durante o programa Letterman:

Para Jack White, Lynn foi “a maior cantora e compositora do século 20”. Em um vídeo compartilhado em seu Instagram sobre o falecimento, o músico ainda afirmou: “Loretta costumava dizer que, para fazer sucesso no negócio, você tinha que ser ótimo, diferente ou primeiro. Ela achava que era apenas diferente e foi assim que fez isso [sucesso]. Mas, eu acho que ela era todas essas três coisas e há muitas evidências para apoiar isso também.”

Em 2013, a artista recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta honraria civil dos Estados Unidos. Na ocasião, o ex-presidente Barack Obama disse: “Sua primeira guitarra custou US$ 17 e, com ela, a filha do mineiro de carvão deu voz a uma geração, cantando o que ninguém queria falar e dizendo o que ninguém queria pensar.”

Barack Obama e Loretta Lynn
Toque para aumentar

Em 2016, Patsy Lynn Russell, sua filha, e John Carter Cash produziram o disco “Full Circle”, o primeiro de uma série de álbuns de Loretta desenvolvidos pela dupla. A iniciativa trouxe novas músicas e regravações de seus clássicos.

Após sofrer um derrame em 2017, a cantora retornou às atividades em 2021, com o lançamento de “Still Woman Enough”, seu 46º e último álbum. O projeto apresentou “Coal Miner’s Daughter Recitation”, celebrando o aniversário de 50 anos de sua música autobiográfica.

Confira o videoclipe de “Coal Miner’s Daughter Recitation”:

Veja também:

SHANIA TWAIN PLANEJA COLABORAÇÃO COM HARRY STYLES

BONO, VOCALISTA DO U2, ANUNCIA TURNÊ PARA DIVULGAR AUTOBIOGRAFIA

Imagem de conteúdo da notícia "Loretta Lynn, ícone da música country, morre aos 90 anos" #6
Toque para aumentar

Descontos especiais para distribuidores




Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. loretta lynn icone da musica …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.