Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Lula defende diálogo para problemas com a democracia e que países não sejam isolados

Lula defende diálogo para problemas com a democracia e que países não sejam isolados

Reuters

04/07/2023

Placeholder - loading - Presidente Luiz Inácio Lula Da Silva 23/06/2023 Lewis Joly/Pool via REUTERS
Presidente Luiz Inácio Lula Da Silva 23/06/2023 Lewis Joly/Pool via REUTERS

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta terça-feira, ao assumir a presidência pro-tempore do Mercosul sob o mote da união no bloco, que problemas com a democracia sejam enfrentados com diálogo e não com o isolamento de países e acrescentou que buscará detalhes sobre a situação de candidata oposicionista da Venezuela, proibida de assumir cargos públicos por 15 anos.

Lula voltou a dizer que assumiu o compromisso, em conversa com o papa Francisco em junho, de conversar com o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, sobre os atritos com setores da Igreja -- em especial sobre o bispo Rolando Álvarez, crítico veemente de Ortega condenado a mais de 26 anos de prisão na Nicarágua em fevereiro.

'Naquilo que a gente puder contribuir... nós temos que conversar. O que não pode é a gente isolar, e a gente levar em conta que apenas o defeito está de um lado. Os defeitos são múltiplos. Então nós precisamos conversar com todo mundo', defendeu Lula em Puerto Iguazú, na Argentina.

'E com relação à questão da Venezuela, gente, todos os problemas que a gente tiver de democracia, a gente não se esconde dele a gente enfrenta eles. Eu não conheço pormenores do problema com a candidata na Venezuela. Não conheço pormenores, sabe. Pretendo conhecer', acrescentou.

No fim de junho, a ex-parlamentar Maria Corina Machado, favorita à indicação da oposição da Venezuela para a eleição presidencial nas primárias de outubro, foi proibida de ocupar cargos públicos por 15 anos.

Essa proibição não afeta a candidatura de Machado nas primárias, que estão sendo realizadas pela oposição sem apoio estatal, mas significa que ela não poderá ser registrada junto às autoridades eleitorais para disputar a eleição presidencial.

Lula tem recebido críticas por conta do tratamento conferido à Venezuela. Na semana passada, em entrevista à Rádio Gaúcha, o presidente afirmou que a Venezuela tem mais eleições que o Brasil e que o conceito de democracia varia para cada pessoa.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello, em Brasília)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.