Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Lula diz que não manterá teto de gastos caso seja eleito

Placeholder - loading - Ex-presidente Luiz Inácio Lula d Silva discursa durante evento em São Paulo 10/03/2022  REUTERS/Carla Carniel
Ex-presidente Luiz Inácio Lula d Silva discursa durante evento em São Paulo 10/03/2022 REUTERS/Carla Carniel

Publicada em  

Atualizada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera as pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial de outubro, garantiu nesta quarta-feira que não manterá o teto de gastos se for eleito, ao mesmo tempo que afirmou que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) melhorará a relação com a dívida pública.

'Eu posso contar uma coisa para vocês: não haverá teto de gastos no nosso governo. Não que eu vá ser irresponsável, ser irresponsável para endividar o futuro da nação. É que nós vamos ter que gastar naquilo que é necessário na produção de ativos produtivos, ativos rentáveis, e a educação é um ativo rentável, é aquilo que dá o retorno mais rápido, para que a gente produzir', disse o ex-presidente durante encontro com reitores das universidades federais em Juiz de Fora (MG).

Lula tem defendido que, para garantir a responsabilidade fiscal, não é necessário a manutenção do teto, incluído na Constituição por emenda aprovada no governo Michel Temer e que limita o crescimento das despesas à inflação. O petista argumenta que, durante seus dois mandatos na Presidência, não havia teto de gastos e não houve déficit.

'Quem vai derrubar o gasto em relação ao PIB é o crescimento econômico, não é o corte orçamentário. Basta a economia crescer que vai derrubar a diferença', disse, afirmando ainda que antes de seu governo o país não tinha reservas cambiais. 'Nós deixamos as maiores reservas internacionais da história, o que está salvando esse país agora.'

Para alterar ou revogar o teto de gastos é necessária uma nova alteração constitucional, que para ser aprovada precisa de três quintos dos votos dos deputados e dos senadores em dois turnos em cada uma das Casas legislativas.

Para Lula, o teto limita a capacidade de investimento do Estado.

Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro, que ocupa a segunda colocação nas pesquisas, afirmou que pretende discutir, após as eleições, uma alteração da emenda constitucional que criou o teto de gastos com o objetivo de permitir o uso de recursos para obras de infraestrutura em caso de excesso de arrecadação de impostos.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. lula diz que nao mantera teto …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.