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Lutnick diz que alívio em tarifas automotivas tem como objetivo transferir produção para os EUA

Lutnick diz que alívio em tarifas automotivas tem como objetivo transferir produção para os EUA

Reuters

29/04/2025

Placeholder - loading - Carros no Porto de Baltimore, EUA 02/04/2025. REUTERS/Evelyn Hockstein/File Photo
Carros no Porto de Baltimore, EUA 02/04/2025. REUTERS/Evelyn Hockstein/File Photo

Por David Lawder e Andrea Shalal

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinará um decreto concedendo às montadoras que fabricam veículos no país um alívio de parte de suas novas tarifas de 25% sobre automóveis a fim de dar-lhes tempo para levar as cadeias de fornecimento de peças ao país, disse o secretário de Comércio, Howard Lutnick, nesta terça-feira.

As montadoras receberão créditos de até 15% do valor dos veículos montados nos EUA, que poderão ser aplicados contra o valor das peças importadas, disse Lutnick a repórteres.

Os automóveis e as peças sujeitos às tarifas de 25% da Seção 232 não estarão mais sujeitos a outras taxas impostas por Trump, incluindo as de 25% sobre produtos canadenses e mexicanos, bem como as tarifas de 10% aplicadas à maioria dos outros países.

Trump viaja para Michigan nesta terça-feira para marcar seus primeiros 100 dias no cargo, durante os quais o presidente republicano derrubou a ordem econômica global.

Suavizar o impacto das taxas sobre automóveis é a mais recente medida de seu governo para mostrar flexibilidade em relação às tarifas, que causaram turbulência nos mercados financeiros, criaram incertezas para as empresas e provocaram temores de uma forte desaceleração econômica.

Na segunda-feira, as montadoras disseram que esperavam que Trump garantisse um alívio para as tarifas automotivas antes de sua viagem a Michigan, sede de montadoras e de mais de 1.000 grandes fornecedores automotivos.

A presidente-executiva da General Motors, Mary Barra, e o presidente-executivo da Ford, Jim Farley, elogiaram as mudanças planejadas.

'Acreditamos que a liderança do presidente está ajudando a nivelar o campo de atuação de empresas como a GM e nos permitindo investir ainda mais na economia dos EUA', disse Barra.

Farley afirmou que as mudanças 'ajudarão a mitigar o impacto das tarifas sobre as montadoras, fornecedores e consumidores'.

Mas a incerteza desencadeada em todo o setor automobilístico pelas tarifas de Trump permanecia nesta terça-feira, quando a GM retirou sua previsão anual, mesmo tendo relatado fortes vendas e lucros trimestrais.

Em um movimento incomum, a montadora também optou por adiar uma teleconferência programada com analistas para o final da semana, depois que os detalhes das mudanças tarifárias fossem conhecidos.

Na semana passada, uma coalizão de grupos da indústria automobilística dos EUA pediu a Trump que não impusesse tarifas de 25% sobre autopeças importadas, alertando que elas reduziriam as vendas de veículos e aumentariam os preços.

Anteriormente, Trump havia dito que planejava impor tarifas de 25% sobre autopeças até o dia 3 de maio.

'As tarifas sobre autopeças vão desorganizar a cadeia de oferta automotiva global e desencadear um efeito dominó que levará ao aumento dos preços dos automóveis para os consumidores, à redução das vendas nas concessionárias e tornará a manutenção e o reparo dos veículos mais caros e menos previsíveis', disseram os grupos do setor na carta.

A carta dos grupos que representam a GM, Toyota Motor, Volkswagen, Hyundai e outros foi enviada ao representante de Comércio dos EUA Jamieson Greer, ao Secretário do Tesouro Scott Bessent e a Lutnick.

(Reportagem adicional de Jeff Mason e David Shepardson)

Reuters

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