Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Maior ataque aéreo da Rússia em semanas aumenta pressão sobre rede elétrica da Ucrânia

Placeholder - loading - Ataque russo com drone em Kiev  8/5/2024   REUTERS/Gleb Garanich
Ataque russo com drone em Kiev 8/5/2024 REUTERS/Gleb Garanich

Publicada em  

Por Gleb Garanich e Anastasiia Malenko

KIEV (Reuters) - Mísseis e drones russos atingiram quase uma dúzia de instalações de infraestrutura crítica ucraniana em um grande ataque aéreo na madrugada de quarta-feira, causando sérios danos a três usinas térmicas da era soviética, disseram autoridades de Kiev.

A Força Aérea afirmou ter abatido 39 dos 55 mísseis e 20 dos 21 drones de ataque usados no ataque, o que aumenta a pressão sobre o sistema de energia sitiado da Ucrânia há mais de dois anos, desde que a Rússia lançou sua invasão em grande escala.

'Outro ataque maciço ao nosso setor de energia!', escreveu o ministro da Energia, German Galushchenko, no aplicativo Telegram.

Duas pessoas ficaram feridas na região de Kiev e uma ficou ferida na região de Kirovohrad, informou o ministro do Interior, Ihor Klymenko.

Cerca de 350 socorristas trabalhavam para minimizar os danos causados a várias instalações de energia, 30 casas, veículos de transporte público, carros e uma estação de bombeiros, disse ele.

As instalações de geração e transmissão de energia nas regiões de Poltava, Kirovohrad, Zaporizhzhia, Lviv, Ivano-Frankivsk e Vinnytsia foram atingidas, segundo Galushchenko.

O ataque foi o mais recente em uma onda de ataques a infraestruturas críticas de energia que começou em março.

Os ataques já forçaram as autoridades a impor apagões contínuos em várias regiões, mas seu impacto total provavelmente será sentido mais para o final do ano, quando o consumo de energia atingir o pico.

Com exceção de Zaporizhzhia, no sudeste do país, todas essas regiões estão localizadas longe das linhas de frente no leste, onde estão ocorrendo fortes combates e a Rússia vem ganhando terreno.

Galushchenko não citou o nome das instalações atingidas, parte de uma política de sigilo em tempo de guerra que, segundo Kiev, é necessária para evitar que a Rússia use as informações para outros ataques aéreos.

O governador de Lviv, Maksym Kozytskyi, disse que a Rússia também atacou uma instalação de armazenamento de gás natural em sua região, no oeste do país, informou a Radio Free Europe/Radio Liberty.

O Ministério da Defesa russo disse que o país atingiu alvos na Ucrânia em retaliação a ataques ucranianos contra instalações de energia russas. A Rússia nega ter como alvo civis, mas considera o sistema de energia ucraniano como um alvo militar legítimo.

(Reportagem de Pavel Polityuk, Anastasiia Malenko, Gleb Garanich em Kiev, Lidia Kelly em Melbourne)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. maior ataque aereo da russia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.