Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Maior desafio de Elon Musk é ficar à frente da concorrência

Placeholder - loading - Presidente-executivo da Tesla, Elon Musk 12/11/2019 REUTERS/Hannibal Hanschke
Presidente-executivo da Tesla, Elon Musk 12/11/2019 REUTERS/Hannibal Hanschke

Publicada em  

Atualizada em  

Por Joseph White e Paul Lienert

DETROIT, Estados Unidos (Reuters) - Elon Musk enfrentará um grande desafio durante apresentação a investidores em 1º de março: convencê-los de que a companhia poderá dar outro salto para ampliar a liderança em um momento em que rivais estão se aproximando.

A Tesla foi a maior montadora de veículos elétricos do mundo em 2022, mas a chinesa BYD e outras empresas estão reduzindo a distância rapidamente, de acordo com uma análise da Reuters de dados globais e regionais de vendas de veículos elétricos fornecidos pela EV-volumes.com.

Na verdade, a BYD ultrapassou a Tesla em vendas de veículos elétricos no ano passado na região da Ásia-Pacífico, enquanto o Grupo Volkswagen é o líder de veículos elétricos na Europa desde 2020.

Enquanto a Tesla reduziu a liderança da VW na Europa, a montadora norte-americana cedeu terreno na Ásia-Pacífico, bem como em seu mercado doméstico, à medida que a competição esquenta.

Os desafios mais significativos para a Tesla vêm de montadoras estabelecidas e de um grupo de fabricantes chineses de veículos elétricos. Várias startups de veículos elétricos dos Estados Unidos que esperavam seguir o exemplo da empresa estão enfrentando dificuldades, incluindo a Lucid, cujas ações despencaram 16% na quinta-feira, após divulgar resultados decepcionantes.

Nos próximos dois anos, rivais como GM, Ford, Mercedes-Benz, Hyundai e VW lançarão dezenas de novos veículos elétricos, desde um Chevrolet com preço abaixo de 30 mil dólares a sedãs e SUVs de luxo que chegam a 100 mil dólares.

Na quarta-feira, a Mercedes-Benz promoveu uma longa apresentação sobre seus próximos veículos, mostrando como eles vão envolver os usuários em entretenimento exibido em 'hipertelas' que ocupam todo o painel e fazem as telas retangulares da Tesla parecerem antigas. Os executivos da montadora alemã também enfatizaram que apenas a Mercedes tem um sistema Nível 3 de direção parcialmente autônoma aprovado para uso na Alemanha e à espera de liberação na Califórnia.

Na China, a Tesla teve que reduzir os preços de seus modelos mais vendidos sob pressão crescente de fabricantes chineses, incluindo BYD, Zeekr, da Geely Automobile, e Nio.

As montadoras de veículos elétricos da China podem obter outro impulso se a fabricante chinesa de baterias CATL seguir com planos de conceder grandes descontos nas baterias usadas em seus veículos.

SANTO GRAAL

Musk disse que usará o evento de 1º de março para delinear seu 'Master Plan Parte 3' para a Tesla.

Nos quase sete anos desde que Musk publicou seu 'Master Plan Part Deux' em julho de 2016, a Tesla ultrapassou montadoras estabelecidas e startups de veículos elétricos nas áreas mais importantes de design de veículos elétricos, recursos digitais e fabricação. A Tesla estabeleceu uma ampla vantagem sobre seus rivais em tecnologia de montagem - uma área em que chegou a enfrentar dificuldades quando Musk apresentou a última parcela do 'Master Plan'.

Agora, os rivais estão copiando a tecnologia de produção da empresa e comprando alguns dos mesmos equipamentos que a Tesla usa. A IDRA, a empresa italiana que constrói enormes prensas capazes de produzir grandes componentes que são os blocos de montagem dos veículos da Tesla, disse que agora está recebendo pedidos de outras montadoras.

Musk disse aos investidores que a Tesla pode manter sua liderança nos custos de fabricação de veículos elétricos. A empresa prometeu aos investidores que em 1º de março eles 'poderão ver nossa linha de produção mais avançada' em Austin, Texas.

'A tecnologia de fabricação será nossa força mais importante a longo prazo', disse Musk a analistas em janeiro. Questionado se a Tesla poderia ganhar dinheiro com um veículo vendido nos EUA por 25 mil a 30 mil dólares - o Santo Graal da indústria de veículos elétricos - Musk foi tímido.

'Eu provavelmente faria a mesma pergunta', disse. 'Mas estaríamos nos antecipando sobre futuros anúncios', acrescentou.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. maior desafio de elon musk e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.