Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Maior novidade do setor solar fotovoltaico fica por conta das baterias

Rodolfo Meyer, CEO do Portal Solar, deu uma entrevista exclusiva à Antena 1.

Placeholder - loading - Painel solar (Foto: Pixabay)
Painel solar (Foto: Pixabay)

Publicada em  

Durante a Intersolar South America 2019, quem também marcou presença foi o estande da Portal Solar, que é o maior site de energia solar do Brasil. No portal você encontra instaladores verticalizados e mais de 5 mil marcas e produtos de energia solar fotovoltaica. E a Antena 1 teve a oportunidade esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto diretamente com o CEO do site, Rodolfo Meyer.

“O grande diferencial para o cliente final que temos é a avaliação dos instaladores. Quando você vai viajar, você vai buscar a opinião de um conhecido ou amigo sobre aquele hotel, então o que te importa mais é a opinião de uma pessoa que você conheça. Então a gente fez com que os clientes finais avaliassem o serviço dessas empresas, criando rankings”.

Meyer afirma que, com isso, o site disponibiliza uma informação completa sobre os instaladores e quais são os mais bem avaliados. Dessa forma, é possível comprar um sistema de geração de energia solar sem medo de se arrepender. “Esse é o conceito do Portal Solar. Juntamos cliente final, produto, instalador e a solução financeira em um lugar só”.

Sobre o mercado brasileiro, Meyer, que entende bastante sobre o assunto, é bastante otimista, mas com ressalvas. “É um mercado dominado por chineses, com exceções como, por exemplo, a WEG, que é uma indústria nacional muito boa. Mas eu acho que você tem uma inundação de produtos chineses no mercado, o que é natural. A realidade é que a tecnologia está hoje na China”.

Atualmente, com o crescimento do setor, empresas que antes não tinham o foco em energia solar estão vendo uma oportunidade neste mercado. “Muitas novas [empresas] estão vindo do setor de comunicação, de segurança eletrônica, distribuição de peças, TI, e elas estão entrando no mercado oferecendo, junto do portfólio delas, a solar”. Segundo Meyer, isso faz com que empresas e instaladoras de outro segmento também entrem no solar, fazendo com que o setor se popularize e cresça ainda mais.

Novidades

O que não falta no setor é novidade, mas, para o CEO do Portal Solar, que convive com as mais inovadoras invenções, o que pode de fato trazer uma revolução são as baterias. “De novidades têm painéis bifaciais, que geram energia dos dois lados; tecnologias que geram energia com luz ambiente também. Mas eu tenho certeza que o que vai revolucionar o setor de energia solar não é o painel, é a bateria. A bateria começa a ficar viável financeiramente”.

“A tendência é que as pessoas comecem a desplugar da rede elétrica e/ou começar a vender o excedente de energia para a rede, não só trocar créditos, à medida que o mercado livre se abre para todo mundo e você pode começar a escolher o seu fornecedor de energia e não mais comprar da distribuidora local obrigatoriamente”, completa.

Se você se interessa pelo tema e/ou que se aventurar nele, o Portal Solar oferece informações preciosas e indica quais os melhores caminhos para se trilhar. E, claro, compareça à Intersolar South America, que acaba hoje (29), mas ainda traz muitas novidades ao Expo Center Norte, Zona Norte de São Paulo!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. maior novidade do setor solar …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.