Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Mais de 30 mil suspeitas de dengue são registradas no Brasil

Os dados do novo boletim do Ministério da Saúde são referentes, apenas, ao ano de 2020

Placeholder - loading - Mosquito Aedes aegypti é o transmissor da dengue. Crédito da imagem: iStock
Mosquito Aedes aegypti é o transmissor da dengue. Crédito da imagem: iStock

Publicada em  

Somente no mês de janeiro, o Ministério da Saúde registrou 30.763 casos notificados de dengue. De acordo com o novo boletim divulgado pelo governo, a região mais afetada pela doença é a Centro-Oeste. Cerca de 32 pessoas para cada 100 mil habitantes estão com suspeitas da enfermidade.

São Paulo registra 10.271 casos prováveis, representando mais de 30% das suspeitas no país. O segundo estado com mais notificações é o Paraná, somando 8.463.

No entanto, a maior concentração de suspeitas de dengue por habitantes está no Acre. Cerca de 92 a cada 100 mil habitantes podem estar com a doença. De acordo com o Ministério da Saúde, a "incidência dos casos de dengue retorna ao canal endêmico".

Em abril de 2019, a doença teve um aumento expressivo de 339,9%, em relação a 2019. Os casos prováveis de dengue chegaram a quase 452 mil. Nesse período, a região sudeste, principalmente os estados de São Paulo e Minas Gerais, representou 65% dos registros.

A dengue é uma doença febril grave causada pela picada do mosquito Aedes aegypti. Existem quatro tipos de dengue: sorotipos 1, 2, 3 e 4.

Geralmente, o inseto se prolifera em meio a água parada. Isso faz com que os ovos do mosquito sobrevivam, por um ano, até encontrar as melhores condições para se desenvolver. Exatamente por isso, é muito comum que ocorra mais transmissões em períodos chuvosos.

Saiba tudo sobre a dengue

Pessoas que possuem alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão, estão mais vulneráveis à dengue.

Os principais sintomas da dengue são: febre alta; dores musculares, nos olhos e na cabeça; mal-estar; falta de apetite; e manchas vermelhas pelo corpo. No entanto, os sinais não são presentes em todas as pessoas. A doença também pode ser assintomática.

Geralmente, a doença tem cura espontânea depois de 10 dias. O caso mais complicado é quando ocorre choque hemorrágico. Isso faz com que o coração perca a capacidade de bombear o sangue necessário para todo o corpo. Nesse caso, podem surgir diversos problemas em vários órgãos.

O tratamento é feito de forma sintomática, sempre de acordo com avaliação do profissional de saúde.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. mais de 30 mil suspeitas de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.