Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Manifestantes cobrem casa de premiê britânico com tecido em protesto contra política energética

Placeholder - loading - Casa do premiê britânico Rishi Sunak coberta com tecido preto, em Yorkshire, Reino Unido 03/08/2023 Greenpeace/Handout via REUTERS
Casa do premiê britânico Rishi Sunak coberta com tecido preto, em Yorkshire, Reino Unido 03/08/2023 Greenpeace/Handout via REUTERS

Publicada em  

Por Muvija M e Alistair Smout

LONDRES (Reuters) - Manifestantes do Greenpeace cobriram a residência particular do primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, com faixas de tecido preto nesta quinta-feira, intensificando a campanha contra a política de exploração de petróleo de seu governo.

Fotos postadas online pelo Greenpeace UK nesta quinta-feira mostraram quatro manifestantes no topo da propriedade em Yorkshire, no norte da Inglaterra, cobrindo-a com faixas de tecido preto, enquanto uma bandeira dizia 'RISHI SUNAK - LUCROS DO PETRÓLEO OU NOSSO FUTURO?'

Cerca de duas horas depois, quatro manifestantes ainda estavam no telhado com uma placa dizendo 'SEM PETRÓLEO NOVO'.

O Greenpeace disse que estava protestando contra o apoio do governo às novas licenças de petróleo e gás no Mar do Norte e a uma proposta de desenvolvimento no campo petrolífero Rosebank, da Equinor, que está sujeito a uma decisão final de investimento.

“Precisamos desesperadamente que nosso primeiro-ministro seja um líder climático, não um incendiário climático”, disse o Greenpeace britânico.

Um protesto separado também ocorreu do lado de fora da residência e escritório oficial de Sunak em Downing Street.

INCENDIÁRIO CLIMÁTICO

O Reino Unido estabeleceu uma meta líquida de emissão zero de carbono para 2050 e foi rápido em aumentar sua capacidade de energia renovável.

Mas a invasão da Ucrânia pela Rússia tem chamado a atenção para a segurança energética, com o governo se comprometendo na segunda-feira a conceder centenas de licenças para extração de petróleo e gás no Mar do Norte como parte dos esforços para se tornar mais independente em energia.

O país também aprovou sua primeira nova mina de carvão profundo em décadas em dezembro.

Alguns membros do Partido Conservador, de Sunak, estão alarmados com o retrocesso do primeiro-ministro em relação aos compromissos ambientais, com um ministro, que renunciou em junho, dizendo que Sunak não estaria interessado em questões ambientais.

Sunak defendeu seu desempenho ambiental na quarta-feira, dizendo que o Reino Unido fez um trabalho melhor do que outros grandes países na redução das emissões de carbono.

'Não pedimos desculpas por adotar a abordagem correta para garantir nossa segurança energética, usando os recursos que temos aqui em casa, para que nunca dependamos de agressores como (Vladimir) Putin para obter nossa energia', disse uma fonte em seu escritório nesta quinta-feira.

(Reportagem adicional de William James e Farouq Suleiman)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. manifestantes cobrem casa de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.