Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Manifestantes de Mianmar rejeitam reivindicação do Exército sobre apoio popular

Placeholder - loading - Protesto contra o golpe militar em Mianmar 17/02/2020 REUTERS/Stringer
Protesto contra o golpe militar em Mianmar 17/02/2020 REUTERS/Stringer

Publicada em  

(Reuters) - Centenas de milhares de pessoas marcharam em Mianmar nesta quarta-feira, rejeitando a afirmação do Exército de que o público apoia a deposição da líder eleita, Aung San Suu Kyi, e prometendo que não recuarão da tentativa de derrubar o regime militar.

Oponentes do golpe militar de 1º de fevereiro estão profundamente céticos com as garantias, dadas pela junta em uma coletiva de imprensa na terça-feira, de que haverá uma eleição justa e que esta cederá o poder, apesar de a polícia ter apresentado uma acusação adicional contra Suu Kyi.

A ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, que está detida desde o golpe, agora enfrenta a acusação de violar a Lei de Gerenciamento de Desastres Naturais, além de acusações de importação ilegal de seis rádios walkie talkie. Sua próxima audiência está marcada para 1º de março.

'Amamos a democracia e odiamos a junta', disse Sithu Maung, membro eleito do partido Liga Nacional pela Democracia (NLD), de Suu Kyi, a dezenas de milhares de pessoas em Sule Pagoda, local central de protestos de Yangon, a principal cidade do país.

'Precisamos ser a última geração a passar por um golpe'.

O general de brigada Zaw Min Tun, porta-voz do conselho governista, disse na coletiva de imprensa de terça-feira que 40 milhões dos 53 milhões de habitantes apoiam a ação dos militares.

Sithu Maung debochou, dizendo: 'Estamos mostrando aqui que não estamos nestes 40 milhões'.

O partido de Suu Kyi venceu com facilidade a eleição de 8 de novembro, como esperado, mas o Exército alega que houve fraude, diz que sua tomada de poder está alinhada com a Constituição e que continuará comprometido com a democracia.

Uma manifestante que se identificou como Khin se mostrou desdenhosa. 'Eles disseram que houve fraude eleitoral, mas vejam as pessoas aqui'.

O golpe que abreviou a transição instável do país sul-asiático rumo à democracia motiva manifestações diárias desde 6 de fevereiro. A manobra também atraiu críticas do Ocidente, e a acusação adicional contra Suu Kyi provocou indignação dos Estados Unidos.

Embora a China tenha adotado uma postura mais branda, na terça-feira seu embaixador em Mianmar refutou as acusações de que seu país apoia o golpe. Apesar disso, manifestantes também se reuniram diante da embaixada chinesa.

Zaw Min Tun não deu um cronograma para a realização de uma eleição na coletiva de imprensa, mas disse que o Exército não ficará no poder por muito tempo.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. manifestantes de mianmar …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.