Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Marinha indiana resgata tripulação após navio ser atingido na costa do Iêmen

Placeholder - loading - Navios em direção ao Mar Vermelho   31/10/2018    REUTERS/Amr Abdallah Dalsh
Navios em direção ao Mar Vermelho 31/10/2018 REUTERS/Amr Abdallah Dalsh

Publicada em  

Por Krishn Kaushik e Idrees Ali e Phil Stewart

NOVA DÉLHI/WASHINGTON (Reuters) - A Marinha indiana disse nesta quinta-feira que resgatou a tripulação de uma embarcação de propriedade dos Estados Unidos no Golfo de Áden após um ataque do movimento houthi, do Iêmen, em meio a tensões nas rotas marítimas da região que têm afetado comércio global.

Após o ataque ao navio norte-americano Genco Picardy na noite de quarta-feira, as Forças Armadas dos EUA disseram que suas forças realizaram ataques a 14 mísseis houthi que 'representavam uma ameaça iminente a embarcações mercantes e navios da Marinha dos EUA na região'.

Desde novembro, os ataques da milícia houthi, aliada do Irã, contra navios no Mar Vermelho e em suas imediações têm reduzido a velocidade do comércio entre a Ásia e a Europa e alarmado as principais potências em uma escalada da guerra entre Israel e os militantes palestinos do Hamas em Gaza.

Os houthis dizem que estão agindo em solidariedade aos palestinos e ameaçaram atacar navios dos EUA em resposta aos ataques norte-americanos e britânicos contra posições do grupo.

A estratégia adotada pelo presidente dos EUA, Joe Biden - uma combinação de ataques militares limitados e sanções - parece ter como objetivo evitar um conflito mais amplo no Oriente Médio, mesmo quando Washington busca punir os houthis, segundo especialistas em segurança e militares.

Mas não está claro se isso atingirá o principal objetivo de Biden: interromper os ataques de militantes que estão causando gargalos no fornecimento e aumentando os temores de que a inflação possa reacender.

A Índia desviou um navio de guerra destacado para a região para resgatar os 22 tripulantes a bordo do Genco Picardy, incluindo nove indianos. Todos os tripulantes estavam a salvo e um incêndio a bordo da embarcação havia sido extinto.

O movimento houthi afirmou que seus mísseis atingiram 'diretamente' o navio. A operadora de navegação Genco confirmou o ataque e disse que seu navio foi atingido por um projétil enquanto passava pelo Golfo de Áden com uma carga de rocha fosfática.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. marinha indiana resgata …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.