Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Medo de segunda onda de Covid-19 aumenta risco de novos isolamentos

Placeholder - loading - Roma, Itália  28/5/2020 REUTERS/Guglielmo Mangiapane
Roma, Itália 28/5/2020 REUTERS/Guglielmo Mangiapane

Publicada em  

Por Kate Kelland

LONDRES (Reuters) - O temor de uma segunda onda de infecções de Covid-19 cresceu nesta sexta-feira devido a um aumento diário recorde na Índia, alertas contra a complacência na Europa e notícias de meia dúzia de Estados norte-americanos de que seus leitos hospitalares estão sendo ocupados com rapidez.

Nos últimos dias, autoridades de saúde de todo o mundo expressaram o receio de que alguns países às voltas com o impacto econômico devastador dos isolamentos possam suspender as restrições rápido demais e que o coronavírus possa se disseminar durante protestos antirracismo em massa.

Wall Street sofreu sua pior queda em três meses na quinta-feira por causa do temor de uma recaída, e nesta sexta-feira ações de todo o globo mantiveram uma sequência de perdas de quatro dias.

Na China, onde o novo coronavírus surgiu, dois casos novos de Covid-19, a doença que ele causa, foram registrados na capital um dia depois de o governo municipal adiar planos para que alguns estudantes voltassem às escolas.

A Índia reativou a maior parte do transporte público, escritórios e shopping centers nesta semana depois de quase 70 dias, embora as autoridades de saúde tenham dito que o país ainda levará semanas para achatar a curva crescente de infecções.

Embora as novas infecções estejam diminuindo na maior parte da Europa, especialistas de saúde veem um risco entre moderado e alto de aumentos pós-isolamento justificarem novas restrições.

'A onda inicial de transmissão passou do pico em todos os países, tirando Polônia e Suécia', disse o Centro de Controle e Prevenção de Doenças Europeu (ECDC), prevendo uma aceleração moderada no continente nas próximas semanas.

O centro observou, porém, que agora os governos têm medidas de controle para verificar e reverter tendências de alta dentro de duas a três semanas.

Andrea Ammon, diretora do ECDC, enfatizou a importância de se manter o distanciamento físico, a higiene das mãos e o que chamou de 'etiqueta respiratória'.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse em uma cerimônia realizada em Genebra no final de quinta-feira que 'a ameaça de um ressurgimento continua muito real'.

(Reportagem adicional de redações da Reuters de todo o mundo)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. medo de segunda onda de covid …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.