Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Mercedes- Benz AMG EQS 53 4MATIC+: o elétrico de alta potência

O carro é o primeiro modelo 100% elétrico de alta performance a venda no Brasil

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação: Mercedes-AMG EQS 53.
Imagem/Divulgação: Mercedes-AMG EQS 53.

Publicada em  

A Mercedes-Benz finalmente está trazendo um modelo 100% elétrico para o Brasil. O AMG EQS 53 4MATIC+ tem alta performance – tanto do motor quanto da bateria. Recheado de tecnologia a interatividade, o interior revoluciona.

“O primeiro 100% elétrico chega ao mercado nacional no momento que a marca comemora 55 anos. É a confirmação que o Brasil faz parte do futuro eletrificado e é o foco global da nossa marca para os próximos anos” diz Carlos Garcia, CEO & Presidente da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

O carro conta com 658 cavalos de potência e 950 Nm, um marco de potência para os elétricos. Pesando pouco mais de 2,5 T também é um marco da engenharia.

interior da mercedes
Toque para aumentar

Motor elétrico e eficiência

Tudo no carro ajuda em sua performance. O design permite uma resistência ao vento de apenas 0,23. As rodas de 21 polegadas ajudam a melhorar a aerodinâmica e o peso.

Com dois motores, um em cada eixo, o AMG EQS 53 4MATIC+ chega a 100 km/h em 3,8 segundos. A velocidade máxima de 220 Km/h mostra que o veículo não é como outros elétricos e já tem cara de futuro.

Novos rolamentos, correias mais fortes e softwares mais modernos que permitem rotações mais altas. Assim, cada vez mais há potência e aproveitamento dos motores.

Mas toda essa potência chega à estrada graças à tração. Adaptável em comparação com tração integral mecânica, o sistema eletro-específico garante uma resposta significativamente mais rápida. O torque é verificado 160 vezes por segundo e ajustado se necessário.

A distribuição de torque depende do modo de condução selecionado: no modo "Comfort" o foco está na eficiência máxima, enquanto em "Sport" e "Sport+" o torque é mais direcionado para eixo traseiro em prol de uma maior dinâmica de condução.

mercedes em rua
Toque para aumentar

Pneus e eixo

Os pneus são desenvolvidos exclusivamente para o AMG EQS 53 4MATIC+. O perfil e a mistura de borrachas são voltados para o alto torque e pensados especialmente para veículos elétricos. Com espuma de poliuretano na composição, o ruído também foi reduzido.

O Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ também conta com um eixo traseiro direcional. O ângulo de até dez graus aumenta a dinâmica em curvas ou em balizas. O raio de viragem é de 11,5 metros.

Para facilitar a direção em altas velocidades, as rodas traseiras viram na direção contrária em velocidades abaixo de 60 km/h.

Já nos freios, os discos grossos contam com um sistema de pinças de seis pistões. Também é no freio que há um recarregamento da bateria, graças à tecnologia I-Booster. Em momentos de frenagem a energia gerada é levada para a bateria.

Baterias e carga

O AMG EQS 53 4MATIC+ traz uma bateria de 400 volts fabricada com íons de lítio. Para o bem da natureza, a montadora conseguiu reduzir em 10% o cobalto. Por conta da alta tensão a bateria consegue utilizar 107,8 kW/h.

O sistema de gerenciamento de bateria também é configurado especificamente pela Mercedes-AMG. Nos modos de condução Sport e Sport+ o foco está no desempenho e no modo Comfort a faixa de operação. Também é possível atualizar o sistema para melhorara performance da fonte de energia.

Em estações de carregamento de corrente contínua, a bateria chega aos 200 kW – energia que possibilita andar 300 quilômetros – para isso, pouco mais de 19 minutos são necessários. No caso de tomadas caseiras e estações de carregamento de corrente alternada a carga pode ser de até 11 kW.

Importante para a segurança, o gerenciamento térmico usa um sistema de resfriamento para manter a faixa de temperatura mais segura e mais produtiva. Na segurança a bateria foi testada e projetada para não sofrer danos em colisões evitando maiores problemas.

mercedes em pista
Toque para aumentar

Mais uma vez vemos que a única alternativa para a mobilidade urbana é de fato a eletrificação.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. mercedes benz amg eqs 53 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.