Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Mesa da Câmara cassa mandato do deputado Paulo Maluf

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Mesa da Câmara cassa mandato do deputado Paulo Maluf"

Publicada em  

BRASÍLIA (Reuters) - A Mesa Diretora da Câmara declarou nesta quarta-feira a perda do mandato do deputado Paulo Maluf (PP-SP), obedecendo decisão do Superior Tribunal Federal (STF), informou o corregedor da Casa, Evandro Gussi (PV-SP).

Ainda que de maneira constrangida --deputados e a defesa de Maluf consideravam que a perda do mandato deveria ser discutida em plenário, e não pela Mesa-- a decisão tomada nesta quarta-feira foi unânime, relatou o corregedor.

'A Mesa da Câmara dos Deputados se viu diante de um dilema salomônico. Por um lado, uma ofensa à separação dos Poderes e à autonomia do Parlamento em um caso que deveria ser levado ao plenário', disse Gussi a jornalistas após a decisão.

'Temos uma decisão do Supremo que recomenda e determina a declaração da perda do mandato pela Mesa. Por outro lado o descumprimento de uma decisão judicial também é uma ofensa à democracia, também é uma ofensa ao Estado de Direito.'

Maluf, que cumpre prisão domiciliar, foi condenado pelo STF a 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão, e também à perda do mandato parlamentar pelo crime de lavagem de dinheiro. Ele teria recebido recursos no exterior provenientes de propina por obras superfaturadas quando foi prefeito de São Paulo, entre 1993 e 1996, como as da então Avenida Água Espraiada.

Para o corregedor há um 'constrangimento institucional' com a decisão, uma vez que a Constituição 'é clara, evidente' ao determinar que o tema seja definido pelo plenário da Casa.

Em nota, a defesa de Maluf, que também foi governador de São Paulo, argumentou que a Mesa não poderia cassar o mandato do parlamentar, porque essa é uma tarefa 'exclusiva' do plenário.

Para a defesa, representada pelos advogados Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, e Marcelo Turbay, o Legislativo 'sai hoje menor desse episódio', e encontra-se 'acuado' por ter muitos de seus integrantes sob investigação.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. mesa da camara cassa mandato …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.