Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

BC pode ir em direção a juro neutro com mudança de cenário, diz Campos Neto

Placeholder - loading - Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto March 27, 2020. REUTERS/Ueslei Marcelino/File Photo
Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto March 27, 2020. REUTERS/Ueslei Marcelino/File Photo

Publicada em  

Atualizada em  

Por Isabel Versiani

BRASÍLIA (Reuters) - A meta de inflação é missão do Banco Central e será cumprida, disse nesta terça-feira o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, acrescentando que a linguagem de 'normalização parcial' da política monetária adotada na comunicação do BC pode ser alterada em caso de mudança de cenário.

'A gente está dizendo que, com os instrumentos que a gente tem hoje, a modelagem que nós temos, o correto era começar mais rápido e usar a linguagem parcial. Se em algum momento for entendido que precisa ser diferente, a linguagem parcial não mais será usada e a gente irá em direção a (juro) neutro. O que vai fazer isso acontecer? Mudança de cenário', disse Campos Neto durante evento virtual do banco BTG Pactual.

Ele destacou que o momento é de grandes incertezas, com dúvidas em torno da trajetória dos preços das commodities e também da inflação de serviços no momento de reabertura das economias. No caso das commodities, ele ressaltou que o preço do milho caiu depois de ter atingido um pico e que os preços da soja em reais e do petróleo estão parados 'há um tempinho'.

'É importante esclarecer que a nossa meta de inflação, ela vai ser cumprida, essa é a missão do Banco central que nós vamos fazer. Por isso fizemos mais do que o mercado entendia anteriormente e vamos seguir nesse caminho', acrescentou o presidente do BC.

O BC promoveu duas altas da taxa básica de juros de 0,75 ponto percentual desde março e já indicou a intenção de fazer um novo aperto da mesma magnitude em junho. O BC comunicou que o ciclo de alta visa uma normalização parcial da política de juros, ou seja, a intenção seria manter a Selic ainda em terrenos estimulativo, abaixo do nível considerado neutro (que é hoje em torno de 6,5%, segundo o BC). A taxa básica de juros está atualmente em 3,5%.

Diante das fortes pressões inflacionárias correntes e do aumento das expectativas de inflação para o próximo ano, muitos economistas têm defendido que o aperto monetário deveria mirar o fim do estímulo à atividade.

Ao defender a ação do BC, destacando que a autarquia deixou claro que suas projeções mostram que um aperto maior levaria a uma inflação abaixo da meta, Campos Neto afirmou que a estratégia de adotar mais transparência na comunicação com o mercado por vezes gera ruído, mas que a intenção não é recuar.

'Às vezes os ruídos que a transparência causa eles são curados com mais transparência, não com menos', disse, acrescentando que a experiência internacional mostra que países que voltaram atrás na estratégia de transparência acabaram atrapalhando 'esse canal na potência da política monetária'.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. meta de inflacao sera …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.