México retoma visto eletrônico para turistas brasileiros
Modalidade vale apenas para entrada por via aérea no país
Redação
06/02/2026
O México retomou nesta quinta-feira (5) a emissão do visto eletrônico para turistas brasileiros. A modalidade permite solicitar o documento pela internet, sem a necessidade de comparecer à embaixada ou consulado.
A medida prevê apenas o ingresso por via aérea, na condição de visitante, sem autorização para realizar atividades remuneradas. O documento vale para uma única entrada no país, o que obriga o viajante a fazer uma nova solicitação a cada retorno.
Para ingressar por via terrestre ou marítima, continuará sendo preciso solicitar o visto junto às autoridades consulares. O modelo físico segue em vigor, com validade de 180 dias a até 10 anos.
A flexibilização é anunciada às vésperas da Copa do Mundo, que acontece entre junho e julho na América do Norte, entre México, Canadá e Estados Unidos.
Por quase 20 anos, Brasil e México mantiveram um acordo de isenção de visto para turismo e negócios, que chegou ao fim em 2021, quando o governo mexicano passou a exigir o visto eletrônico. Em 2022, porém, a solicitação presencial se tornou obrigatória.
Redação

