Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Microsoft faz parceria com Mistral, rival francês da OpenAI

Placeholder - loading - Logo da Microsoft 8/1/2024 REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração/Arquivo
Logo da Microsoft 8/1/2024 REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração/Arquivo

Publicada em  

Atualizada em  

Por Yuvraj Malik e Krystal Hu

(Reuters) - A Microsoft disponibilizará os modelos de inteligência artificial da startup francesa Mistral AI por meio de sua plataforma de computação em nuvem Azure sob uma nova parceria, anunciaram as empresas nesta segunda-feira.

O acordo plurianual sinaliza os esforços da Microsoft para oferecer uma variedade de modelos de IA além de sua maior aposta na OpenAI, enquanto a gigante da tecnologia busca atrair mais clientes para seus serviços em nuvem Azure.

Como parte do acordo, a Microsoft adquirirá uma participação minoritária na Mistral, confirmou a startup à Reuters sem divulgar detalhes.

A Microsoft confirmou seu investimento na Mistral, mas disse que não possui participação acionária na empresa. A gigante de tecnologia está sob a mira de órgãos reguladores na Europa e nos Estados Unidos por seu financiamento exacerbado na OpenAI.

A startup sediada em Paris trabalha com código aberto e grandes modelos de linguagem (LLM) proprietários, semelhante ao modelo que a OpenAI foi pioneira com o ChatGPT, que compreende e gera texto de maneira semelhante à humana.

A Mistral também tem trabalhado com a Amazon e o Google para distribuir seus modelos. A empresa planeja disponibilizar o Mistral Large em outras plataformas em nuvem nos próximos meses, segundo um porta-voz.

(Reportagem de Yuvraj Malik em Bengaluru e Krystal Hu em Nova York)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. microsoft faz parceria com …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.