Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Migração impulsiona população da UE de volta ao crescimento em 2022

Placeholder - loading - Estação de trem em Rostock, na Alemanha 04/06/2022 REUTERS/Lisi Niesner
Estação de trem em Rostock, na Alemanha 04/06/2022 REUTERS/Lisi Niesner

Publicada em  

Por Olivier Sorgho

(Reuters) - A população da União Europeia aumentou pela primeira vez em três anos em 2022, impulsionada pela migração para os países do bloco, mesmo com mais pessoas morrendo do que nascendo, anunciou o escritório de estatísticas da UE, o Eurostat, nesta terça-feira.

A população do bloco aumentou de 446,7 milhões em 1º de janeiro de 2022 para 448,4 milhões de pessoas um ano depois. O número havia diminuído por dois anos consecutivos antes disso devido ao impacto da pandemia da Covid-19.

“O crescimento populacional observado pode ser atribuído em grande parte ao aumento dos movimentos migratórios pós-Covid-19 e ao afluxo em massa de pessoas deslocadas da Ucrânia, que receberam status de proteção temporária nos países da UE”, afirmou o Eurostat.

Muitos países europeus estão com suas populações em declínio ou em envelhecimento devido a uma combinação de menores taxas de fertilidade e maior expectativa de vida, um processo que pesa sobre a composição demográfica da economia à medida em que a proporção de pessoas em idade ativa diminui. Defensores dizem que a migração é uma solução chave para este problema.

O Eurostat disse que apenas sete países registraram uma queda em suas populações em 2022, incluindo a Itália, cuja população caiu em quase 180 mil pessoas.

Os vinte países restantes do bloco viram suas populações crescerem. O maior aumento foi registrado na Alemanha, que teve um acréscimo de mais de 1,1 milhão de pessoas.

(Reportagem de Olivier Sorgho em Gdansk)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. migracao impulsiona populacao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.