Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Milhares de apoiadores da junta militar do Níger respondem a apelo por voluntários civis

Placeholder - loading - Milhares de apoiadores da junta militar do Níger respondem a apelo por voluntários civis 19/08/2023 REUTERS/Mahamadou Hamidou
Milhares de apoiadores da junta militar do Níger respondem a apelo por voluntários civis 19/08/2023 REUTERS/Mahamadou Hamidou

Publicada em  

Por Boureima Balima e Abdel-Kader Mazou

NIAMEY (Reuters) - Apoiadores da junta militar do Níger foram forçados, neste sábado, a interromper um cadastro de pessoas dispostas a se voluntariar para funções não militares na defesa contra uma possível intervenção das potências da África Ocidental, argumentando que ficaram sobrecarregados com o número de pessoas que apareceram.

Milhares de homens, em sua maioria jovens, se reuniram do lado de fora de um estádio na capital Niamey horas antes do horário programado para o início do evento, em um sinal do forte apoio de alguns setores à junta, que desafiou a pressão internacional para se retirar após 26 de julho, data da deposição do presidente Mohamed Bazoum.

“Em todos os nossos cálculos e entendimentos, nunca pensamos que poderíamos mobilizar (este número de pessoas)”, disse Younoussa Hima, co-organizador da iniciativa denominada “A Mobilização dos Jovens pela Pátria”.

'Portanto, é realmente difícil para nós fazermos este trabalho hoje. Foi isso que nos fez interromper este censo', disse Hima no estádio após a multidão se dispersar.

O principal bloco regional da África Ocidental, a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedao), disse na sexta-feira que acordou um 'Dia D' não revelado para uma possível intervenção militar, no caso de uma falha dos esforços diplomáticos -- uma escalada que poderia desestabilizar ainda mais um país devastado pelo conflito e região empobrecida.

Os organizadores da campanha de recrutamento de Niamey disseram que não pretendiam recrutar voluntários para o exército, mas sim reunir uma lista de pessoas dispostas a emprestar suas habilidades civis no caso de ataques da Cedao.

Mas muitos dos que estavam ao redor do estádio pareciam ansiosos para lutar.

'Eles convocaram a juventude para responder a um possível ataque em nosso solo. E estamos prontos para qualquer ataque', disse o blogueiro Tahirou Seydou Abdoul Nassirou.

'Minha vida; eu dou minha vida ao meu país', disse ele, enxugando uma lágrima de seus olhos, enquanto outros jovens assentiam e aplaudiam suas palavras.

Uma delegação da Cedao voou para Niamey neste sábado para manter conversações com a junta, mostrando que os esforços para resolver o impasse pacificamente ainda estão em andamento.

O nível de apoio à junta militar em todo o Níger tem sido difícil de avaliar, mas milhares compareceram a um comício anterior no estádio, em 11 de agosto, e aplaudiram a promessa dos líderes golpistas de enfrentar o bloco.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. milhares de apoiadores da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.