Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ministério oficializa intenção de comprar 100 mi de doses da vacina da Pfizer e 38 mi da Janssen

Placeholder - loading - 30/10/2020 REUTERS/Dado Ruvic
30/10/2020 REUTERS/Dado Ruvic

Publicada em  

Atualizada em  

Por Ricardo Brito e Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira a intenção de comprar doses das vacinas da Pfizer e da Janssen contra Covid-19, conforme edição extra do Diário Oficial da União publicada na noite desta quarta-feira, em mais um passo do governo Jair Bolsonaro para tentar acelerar a compra de imunizantes em meio ao recrudescimento da pandemia no país.

Segundo o DO, o ministério pretende comprar 100 milhões de doses Pfizer e outras 38 milhões de doses da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson. A decisão da pasta de contratar os dois laboratórios para comprar os imunizantes até o final do ano foi viabilizada por uma medida provisória aprovada pelo Congresso que permitiu a dispensa de licitação para esse tipo de contratação.

Pouco antes da publicação do DO extra, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que seguia os trâmites para assinar o contrato para a aquisição da vacina contra Covid-19 da Pfizer 'o mais rápido possível'.

'Estamos reunidos agora com a presidente da Pfizer e a equipe de jurídico e de contratos da empresa, além de toda a minha equipe do ministério, nós estamos aqui discutindo a possibilidade da contratação da vacina da Pfizer', disse Pazuello em vídeo divulgado por sua assessoria durante encontro com representantes do laboratório norte-americano. Segundo o ministro, isso se tornou uma realidade a partir do projeto de lei aprovado pelo Senado e pela Câmara que autoriza União, Estados e municípios a assumir a responsabilidade civil por eventuais eventos adversos decorrentes da imunização contra a Covid-19 durante a emergência em saúde pública. 'A proposta de cronograma que está sendo apresentada para nós é uma boa proposta e a partir de agora a gente segue nos trâmites de fazer esse contrato o mais rápido possível', reforçou ele, ao agradecer a Pfizer por estar 'disponível conosco aqui'.

Pelo cronograma apresentado pela Pfizer no encontro, segundo uma fonte do governo com conhecimento direto do assunto, a proposta prevê a entrega de 9 milhões de doses até junho, 30 milhões de doses até setembro e outras 60 milhões de doses até dezembro. Nesse cronograma, as doses totalizam 99 milhões e não 100 milhões como consta do DO. Procurada, a Pfizer não comentou a negociação.

O ministro se reuniu nesta noite também com representantes da Janssen.

A Pfizer é até o momento o único laboratório que teve registro definitivo para vacinação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que permitiria uma imunização massiva da população brasileira. O imunizante da Pfizer foi desenvolvido em conjunto com a alemã BioNtech.

O ministério e a Pfizer negociam desde o ano passado a compra da vacina, mas a negociação enfrentava uma série de barreiras, em especial em relação à responsabilização no caso de eventos adversos da vacina.

O governo tem realizado a vacinação emergencial de grupos prioritários com os imunizantes CoronaVac, da chinesa Sinovac e AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford, autorizados pela Anvisa para esse tipo de uso.

O Brasil tem apenas cerca de 3% da população vacinada contra Covid-19 até este momento.

TRATATIVAS

O ministério trabalha para ampliar a oferta de imunizantes no programa nacional em meio ao recrudescimento da pandemia no país --nesta quarta, o Brasil bateu um novo recorde de mortes por Covid-19 em um único dia, com 1.910 óbitos.

Mais cedo, o ministério divulgou nota em que disse que Pazuello, durante encontro com representantes dos municípios, também repassou as negociações que estão em andamento para a compra de mais vacinas:

“Já temos contratos alinhados para adquirir a vacina russa Sputnik V. O projeto de lei aprovado ontem pela Câmara facilitou as negociações com Pfizer e Janssen”, afirmou.

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi, disse que, no encontro, Pazuello disse a ele que não trabalha com a perspectiva de que os demais entes federados possam comprar vacinas e sim que elas sejam todas adquiridas pelo Ministério da Saúde com base no Programa Nacional de Imunização.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ministerio da saude acelera …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.