Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Ministro da Economia do Japão diz que cabe ao BC japonês decidir 'meios específicos de política monetária'

Ministro da Economia do Japão diz que cabe ao BC japonês decidir 'meios específicos de política monetária'

Reuters

05/12/2025

Placeholder - loading - Minoru Kiuchi em Tóquio 01/10/2024 REUTERS/Issei Kato
Minoru Kiuchi em Tóquio 01/10/2024 REUTERS/Issei Kato

Por Leika Kihara

TÓQUIO, 5 Dez (Reuters) - O ministro da Revitalização Econômica do Japão, Minoru Kiuchi, pediu nesta sexta-feira ao banco central do país que se comunique de perto com o governo na definição da política monetária, mas não se opôs a um aumento da taxa de juros no curto prazo.

Questionado sobre as perspectivas crescentes de um aumento da taxa de juros pelo Banco do Japão em dezembro, Kiuchi disse que a decisão sobre os meios específicos de política monetária cabe à autoridade monetária japonesa.

Os comentários de Kiuchi, conhecido por ser um defensor de uma política monetária frouxa, reforçam a visão do mercado de que o governo não se oporá a qualquer decisão de aumentar as taxas de juros de 0,5% para 0,75% neste mês.

'Espero que o Banco do Japão continue a orientar a política monetária de forma adequada para atingir de forma estável sua meta de inflação de 2%, trabalhando em estreita colaboração com o governo', disse ele em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira.

Kiuchi também disse que espera que o banco central defina a política monetária levando em conta as regras do Banco do Japão, que exigem que a autoridade monetária se comunique estreitamente com o governo.

O presidente do Banco do Japão, Kazuo Ueda, disse na segunda-feira que o BC japonês considerará os 'prós e contras' de aumentar os juros em sua reunião de 18 e 19 de dezembro.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.