Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ministro do Meio Ambiente critica fusão da pasta com Agricultura no governo Bolsonaro

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Ministro do Meio Ambiente critica fusão da pasta com Agricultura no governo Bolsonaro"

Publicada em  

Atualizada em  

(Reuters) - O Ministério do Meio Ambiente do Brasil criticou a anunciada fusão com a pasta da Agricultura, o que deve ocorrer no governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), conforme nota divulgada nesta quarta-feira, acrescentando que fragilizar a autoridade representada pelo Meio Ambiente seria 'temerário'.

O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), futuro chefe da Casa Civil de Bolsonaro, confirmou na terça-feira a jornalistas que a 'Agricultura e o Meio Ambiente andarão de mãos dadas'. Unificar as duas pastas foi uma promessa de campanha do capitão reformado, que depois se disse aberto a sugestões de setores do agronegócio que defendiam a manutenção da separação das duas pastas.

Segundo o atual ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, que assina a nota, o novo ministério teria 'dificuldades operacionais' que poderiam prejudicar as duas agendas e resultar em retaliação comercial por parte de países importadores de produtos agropecuários.

'Os dois órgãos são de imensa relevância nacional e internacional e têm agendas próprias, que se sobrepõem apenas em uma pequena fração de suas competências', afirmou a nota, citando que de 2.782 processos de licenciamento que estão tramitando no Ibama atualmente, apenas 29 estão ligados à agricultura.

Duarte defende também que a fusão poderia acarretar em perdas para o país no diálogo internacional, que muitas vezes ocorre no nível ministerial, além de ameaçar o protagonismo do Brasil em importantes fóruns mundiais em função da sobrecarga que o eventual ministro teria.

'Fragilizar a autoridade representada pelo Ministério do Meio Ambiente, no momento em que a preocupação com a crise climática se intensifica, seria temerário. O mundo, mais do que nunca, espera que o Brasil mantenha sua liderança ambiental', disse o ministro.

Entidades ligadas à questão ambiental e parlamentares de partidos da oposição se posicionaram contrários à fusão das pastas. O Greenpeace Brasil afirmou em nota nesta quarta-feira que a medida será um 'grande equívoco e afetará o país tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental'.

Também procurado para comentar o assunto, o Ministério da Agricultura não respondeu de imediato.

(Por Laís Martins)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ministro do meio ambiente …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.