Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Missão da ONU visitará região de Karabakh após ofensiva militar

Placeholder - loading - Refugiados de Nagorno-Karabakh chegam em Kornidzor, na Armênia 29/9/2023 REUTERS/Irakli Gedenidze
Refugiados de Nagorno-Karabakh chegam em Kornidzor, na Armênia 29/9/2023 REUTERS/Irakli Gedenidze

Publicada em  

BAKU (Reuters) - O Azerbaijão convidou uma missão da ONU para visitar a região de Nagorno-Karabakh 'nos próximos dias', disse o Ministério das Relações Exteriores do país nesta sexta-feira, em meio a um êxodo em massa de armênios étnicos da região após uma ofensiva militar relâmpago do Azerbaijão.

O porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, confirmou que uma missão da organização, liderada por uma autoridade humanitária da ONU, viajaria para Nagorno-Karabakh neste fim de semana -- no primeiro acesso do órgão mundial à região em cerca de 30 anos.

'Enquanto estiver lá, a equipe vai procurar avaliar a situação no terreno e identificar as necessidades humanitárias tanto para as pessoas que permanecem como para as pessoas que estão em movimento', disse Dujarric a repórteres nesta sexta-feira, pedindo a todos que respeitem o direito internacional.

'O foco será nas questões humanitárias e também, como parte disso, nas questões de proteção', disse ele.

Os Estados Unidos e outros fizeram um apelo a Baku para permitir a entrada de monitores internacionais em Karabakh devido a preocupações sobre possíveis violações dos direitos humanos. A Armênia acusa o Azerbaijão de limpeza étnica em Karabakh, algo que Baku nega veementemente.

'A visita permitirá (à missão) conhecer as atuais atividades humanitárias realizadas pelo Azerbaijão na região', afirmou o ministério em comunicado.

'Além disso, será mostrado aos membros do grupo o processo de reconstrução de certas infraestruturas, desarmamento e confisco de munições das forças armadas armênias ilegais, bem como os perigos representados pelas minas', acrescentou.

Mais cedo, um funcionário do governo do Azerbaijão disse que a mídia também teria permissão para visitar a região, que é vista internacionalmente como parte do Azerbaijão, mas que era administrada por um Estado dissidente, de etnia armênia, desde a década de 1990.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. missao da onu visitara regiao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.